TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de guerrilha

Por:   •  22/4/2015  •  Monografia  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Marketing de Guerrilha

        Derivado da guerrilha bélica, uma guerra não convencional que estabelecia suas ideias e eliminava as alheias. O marketing de guerrilha surgiu na década de 70, mas ganhou força nos anos 80 depois que o publicitário Jay Conrad Levison publicou seu livro por nome Marketing de Guerrilha.

        Este tipo de marketing surgiu após a necessidade de novas estratégias e técnicas publicitárias que chamassem a atenção das pessoas de forma inusitada. Ou seja, o grande diferencial desse marketing é não parecer uma propaganda, e sim algo que impressione e faça as pessoas se questionarem se aquilo que elas estão vendo é real ou não.

        O marketing de guerrilha torna-se ideal a empresas de pequeno porte e de recursos financeiros restritos, exatamente por ser uma publicidade fora do padrão e de custo baixo. Contudo é necessário sempre ter um planejamento e uma pesquisa em relação à divulgação, ao mercado por exemplo, além de disponibilizar de grande criatividade.

        Conclui-se que o marketing de guerrilha tem como principal fundamento o rompimento com as mídias comuns, rádio, televisão, jornais e revistas e a invenção de novas maneiras de fazer a propaganda e a publicidade dos produtos e marcas. Sendo bem planejada, se torna uma forma econômica e inusitada de marketing.

        

  1. Exemplos de marketing de guerrilha.

[pic 1]

Figura 1

Fonte: http://www.c2marketingdigital.com.br/artigos/marketing-de-guerrilha/

        Marketing do parque Hopi Hari, numa escada rolante que simula uma montanha-russa. “Divirtam-se na montanha-russa do Hopi Hari.” essa é a frase que acompanha a propaganda.

[pic 2]

Figura 2

Fonte: https://www.flickr.com/photos/agenciaupbrasil/7183485697/

        Campanha da Agência UP Brasil Comunicação, para uma empresa de relógio, onde o público pode experimentar o acessório antes de comprar. Essa campanha foi feita nos ônibus da cidade de Berlim na Alemanha.

[pic 3]

Figura 3

Fonte: http://www.avidaquer.com.br/evite-filas-doe-orgaos-vaidoa/

        Marketing de Guerrilha feito pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, para despertar as pessoas em relação a difícil situação de estar na fila de doação de órgão no Brasil. A Campanha trazia um número alto e a mensagem, “Essa seria a sua posição se você estivesse a fila para receber um órgão.”, seguido por um único pedido, “seja doador de órgãos”. Uma campanha inusitada e de grande impacto.

BIBLIOGRAFIA

MARKETING, Guia do. O que é marketing de guerrilha, fev. 2013. Disponível em: Acesso em: 29 set. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (79.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com