TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática aplicada

Tese: Matemática aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Tese  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

Perguntas relacionadas as Matérias Matemática Aplicada e Economia e Mercados.

1) Qual é a atual Estrutura Acionária da M Dias Branco?

A M Dias Branco é constituída pelo total de 113.450.000 ações, sendo todas ordinárias (ON) e distribuídas da seguinte forma:

63,1% DIBRA - Fundo de Investimentos e Participações

11,4% Outros

25,5% Free-float

2) O que são Juros Sobre Capital Próprio (JCP) e Dividendos? Qual a diferença entre eles?

Juros sobre capital próprio e dividendos são dois tipos distintos de proventos, ou seja, benefícios distribuídos por uma empresa a seus acionistas. Os dividendos representam o direito dos acionistas sobre o lucro de uma empresa por serem sócios da mesma, por lei o dividendo distribuído pela empresa no final de cada exercício fiscal deve representar no mínimo 25% do lucro líquido. Já os juros sobre capital próprio tem como base o lucro retido pela empresa nos anos anteriores, incidindo sobre esse valor 15% de imposto de renda (o que não acontece no dividendo por ele ser calculado após o pagamento de IRPJ, CSLL e outros tributos).

3) O que é programa de recompra de ações?

Os programas de recompra de ações acontecem quando a empresa acredita que o preço das ações está muito abaixo do valor justo ou quando a mesma está com excesso de caixa e o valor gasto na recompra não seria tão eficiente se gasto no crescimento da companhia. Quando uma empresa anuncia a recompra de suas ações, gera-se um efeito positivo sobre a cotação da mesma (tende a subir, lei da oferta e demanda), ocorre um aumento no pagamento de dividendos por ação e a companhia evita a tentativa de uma aquisição hostil (por os seus papeis estarem desvalorizados e por isso baratos e atrativos à competidores).

4) Quanto a M Dias Branco pagou de Juros Sobre Capital Próprio e Dividendos nos últimos anos?

De 2006 a 2012, a Companhia pagou mais de R$500 milhões aos acionistas na forma de Juros Sobre Capital Próprio (JCP) e Dividendos. O histórico de pagamento de dividendos pode ser consultado na seção "Política de Dividendos e Histórico" do site de RI.

M. Dias Branco e Mercado de Ações

5) Qual é o código das ações da M Dias Branco e quais direitos os detentores possuem?

As ações da M. Dias Branco estão registradas para negociação na BM&FBOVESPA sob o código "MDIA3", admitidas à negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa. As ações da M. Dias Branco garantem aos seus titulares os seguintes direitos:

Direito de voto nas Assembléias Gerais da Companhia;

Direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, não inferior a 25,0% do lucro líquido do respectivo exercício, ajustado nos termos do artigo 202 da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e alterações posteriores ("Lei das Sociedades por Ações");

Em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso, do controle da Companhia, ainda que por meio de operações sucessivas, esta deverá ser contratada sob condição, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente do controle se obrigue a efetivar oferta pública de aquisição das ações ("OPA") dos demais acionistas, observando as condições e os prazos previstos na legislação vigente e no Regulamento do Novo Mercado, de forma a lhes assegurar tratamento igualitário ao do alienante do controle;

Em caso de cancelamento do registro da M. Dias Branco de companhia aberta ou de cancelamento de listagem da Companhia no Novo Mercado da Bovespa, direito de alienação de suas ações em OPA a ser lançada pelo acionista controlador ou pela M. Dias Branco por, no mínimo, seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente da Companhia, seus administradores e controladores, bem como do poder de decisão destes, com experiência comprovada e escolhida pela assembléia de acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração da M. Dias Branco;

Todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da Bovespa, no Estatuto Social da M. Dias Branco e na Lei das Sociedades por Ações.

6) O que significa a M. Dias Branco ser uma Companhia do Novo Mercado da BM&FBOVESPA?

Em 2000, a BOVESPA introduziu três segmentos especiais para listagem, conhecidos como Níveis 1 e 2 de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa e Novo Mercado. O objetivo foi criar um mercado secundário para valores mobiliários emitidos por companhias abertas brasileiras que sigam melhores práticas de governança corporativa. Os segmentos de listagem são destinados à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometam voluntariamente a cumprir práticas de boa governança corporativa e maiores exigências de divulgação de informações em relação àquelas já impostas pela legislação brasileira. Em geral, tais regras ampliam os direitos dos acionistas e melhoram a qualidade da informação fornecida aos acionistas.

As regras do Novo Mercado exigem, além das obrigações impostas pela legislação brasileira em vigor, o atendimento aos seguintes requisitos, entre outros:

Emitir somente ações ordinárias;

Conceder a todos os acionistas o direito de venda conjunta ("tag

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com