TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática financeira, conceitos e uso de HP-12C

Seminário: Matemática financeira, conceitos e uso de HP-12C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Matemática Financeira, conceitos e a utilização da HP-12C

Temos por conceito o mercado financeiro um mecanismo que permite compra e venda de valores mobiliários, mercadorias, cambio e outros bens, e estamos nele ativamente como vendedores ou compradores, estamos em uma constante oferta de consumo em nosso dia a dia, e para que possamos entender e saber fazer de forma correta estas transações todas que envolvem este mercado precisamos conhecer a matemática financeira, é ela que nos mostra na pratica o custo real de tudo que esta neste mercado.

A matemática financeira é vital para o consumidor, sua utilização facilita o dia a dia com cálculos básicos e muito úteis.

O conhecimento da matemática básica deve ser revisada, será necessária para os cálculos que serão usados na pratica desta ferramenta.

Em operações financeiras há duas formas de capitalização: a simples e a composta, junto usamos juros simples e composto.

Como exemplo de capitalização simples temos o juros do cheque especial, desconto do pré-datado no banco, onde temos o prazo dentro do mês para resolução, já na capitalização composta é superior a um (1), e temos como exemplo CDC, financiamento de imóveis ou veículos.

Para entendermos como fazer os cálculos relativos a juros simples ou compostos devemos conhecer os dados que envolvem para realizar as operações necessárias, são eles: valor principal ou capital, taxa de juros ao ano, mês ou dia e o valor futuro.

As formulas para cálculos de juros simples e compostos já devem ser conhecidos e deverão ser revisadas, o que se refere neste trabalho é sim a utilização deste conhecimento em um panorama referente a matemática financeira.

Em uma operação financeira existe o tomador e o financiador, quem empresta e quem recebe, quem compra e quem vende, é sempre uma relação de dois lados.

Juros simples ou compostos podem ser representados graficamente por serem uma equação.

Juros simples é o juro de cada intervalo de tempo calculado sobre o capital inicial e juros composto é o juro de cada intervalo de tempo incorporado ao capital inicial e rende juros também.

Para uma boa pratica na resolução e entendimento de problemas quatro passos devem ser incorporados e praticados: coletas de dados, conhecimento da terminologia, visualizar o diagrama e por fim realizar os cálculos necessários.

A principal diferença entre juros simples e compostos ocorre quando a capitaliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com