TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Básicos HP – 12C

Resenha: Conceitos Básicos HP – 12C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos Básicos HP – 12C

A matemática Financeira pode ser considerada uma ferramenta muito importante para nos auxiliar se realmente vale a pena comprar e pagar juros abusivos ou investir uma capital e com a economia pagar algo à vista e com desconto. Com o mercado cada vez mais concorrido vão surgindo às ofertas elevando os consumidores a comprar por impulso e não sabendo analisar o que de fato é melhor e mais econômico. Estuda-la nos permite criar habilidades como saber a diferença entre juros simples e compostos e definir os principais componentes de uma operação.

A capitalização simples (juros simples) refere-se a operações com períodos inferiores a 1 e a descontos de títulos junto aos agentes financeiros, exemplo: juros do cheque especial que é descontado dentro do mês. Já o regime de capitalização composta está relacionado a períodos de capitalização superiores a 1, exemplo: financiamento de imóveis ou veículos.

Tanto para juros simples ou composto os seus componentes tem nomes, exemplos: PV- valor presente, I (maiúsculo)- taxa de juros periódica, i (minúsculo)- taxa de juros divido por cem, n- tempo envolvido por operação e FV- valor futuro.

Uma boa aliada na resolução desses cálculos é a HP 12C, além de planilhas eletrônicas e a variedade de softwares financeiros existentes no mercado.

Segue abaixo alguns exemples e como resolver os cálculos na HP 12C.

Capitalização simples vem nos dar um valor de quanto resgataremos se fizermos um investimento ou quanto será o valor que pagaremos no final de um empréstimo.

Exemplo:

Marcelo toma emprestado R$ 1.000,00 emprestado de um amigo e deverá pagar daqui 5 meses. Se a taxa do regime de capitalização simples for de 10% ao mês, quanto Marcelo deverá pagar ao seu amigo?

Note que FV será o valor que queremos descobrir, R$ 1.000,00 será o valor presente (PV) que pegamos emprestado, i a taxa de juros determinada no acordo entre as partes dividida por cem para transformar em número decimal, n número de meses que pagarei o empréstimo no final dos 5 meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com