TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais E Logistica

Artigos Científicos: Materiais E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Materiais e logistica

Controle de estoques

Sistema que tem por escopo acompanhar e controlar o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido. Em relação a essa última tarefa, devemos ressaltar que a mesma é realizada pela gerencia de materiais em conjunto com a gerência financeira. Duas áreas que costumam ter atritos tendo em vista que: de um lado o gerente de materiais luta para não faltar matéria prima (ruptura de estoque) e com isso quer sempre uma margem razoável de estoques, de outro lado a gerência financeira (responsável pela saúde financeira da organização) está sempre querendo reduzir os custos e com isso busca um estoque menor.

Compras

É o setor responsável pela aquisição dos materiais necessários ao pleno funcionamento da organização. Essa responsabilidade envolve: quantidade correta de compra, menor prazo possível para recebimento dos materiais, compra pelo preço mais favorável e, em algumas organizações, observância ao código de ética do setor de compras.

Almoxarifado

Também chamado de depósito ou armazém é o setor responsável guarda física dos materiais que estão em estoque (materiais auxiliares e matérias-primas), com exceção daqueles que já estão em processo de transformação e os produtos acabados.

Planejamento e controle da produção (PCP)

Trata-se do setor responsável pelo controle e pela programação do processo produtivo. O PCP realiza uma das atividades mais estratégicas dentro do sistema de materiais tendo em vista que praticamente tudo que será adquirido, no tempo e na quantidade certa, é comprado com base no PCP. Um dado importante, segundo Marco Aurélio P. Dias, é que o PCP, na prática, em algumas organizações, não está atrelado à gerência de materiais, mas sim à gerência de produção. Segundo Rita Lopes: “O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula

o momento em que essas ações devem ocorrer. Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque todas as etapas do processo produtivo demanda planejamento e controle. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade.”. ‘ter sempre o estoque

necessário – e somente o necessário – ao menor custo possível’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com