TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materialidade

Resenha: Materialidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Materialidade

A materialidade é uma característica qualitativa fundamental. A informação é material quando há omissão ou erro que possam influenciar nas decisões econômicas dos usuários sobre a sociedade. As demonstrações financeiras devem refletir exatamente todos os elementos relevantes, para que as avaliações e decisões sejam o mais corretas possíveis. Do ponto de vista externo é material quando a informação não é evidenciada ou é mal evidenciada, e pode levá-lo a sério erro sobre o empreendimento e suas tendências. Do ponto de vista interno, é material o procedimento que afeta a qualidade e a confiabilidade do sistema de informação.

A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção.

A materialidade permeia toda a informação contábil. Informações com números muito pequenos, perdem muito da sua relevância, quanto informações com maiores valores normalmente possuem uma relevância maior.

Por exemplo, reportar um novo segmento da empresa poderá afetar a avaliação dos riscos e oportunidades com que a empresa se depara, independentemente do valor dos resultados atingidos pelo novo segmento no período abrangido pelas demonstrações contábeis. Em outros casos, tanto a natureza quanto a materialidade são importantes como, por exemplo, os valores dos estoques existentes em cada uma das principais classes de estoque, conforme a classificação apropriada ao negócio.

Convenção da materialidade

Está atrelada a evitar desperdícios de tempo e de dinheiro. Não se deve perder tempo com registros irrelevantes de ponto de vista contábil.Na apuração da contabilidade deve-se registrar e apurar apenas fatos que sejam dignos de atenção e na ocasião oportuna. Não se deve obter mais gastos com o registro do que com o valor a ser registrado. como por exemplo, a compra de uma borracha para o escritório.

A informação contábil deve ser relevante, justa e adequada e o profissional deve considerar a relação custo x benefício da informação que será gerada, evitando perda de recursos e de tempo da entidade.

Do ponto de vista externo é material quando a informação não é evidenciada ou é mal evidenciada, e pode levá-lo a sério erro sobre o empreendimento e suas tendências. Do ponto de vista interno, é material o procedimento que afeta a qualidade e a confiabilidade do sistema de informação.Há situações em que, embora os valores sejam irrelevantes, a importância em relação a um todo exige o registro.

Como por exemplo, os materiais de expediente utilizados no escritório. Embora sejam consumidos diariamente, podem ser contabilizados apenas no final do período. Outro exemplo é , se todo mês descobrimos uma diferença de cerca de $1 no Balancete de Verificação do Razão, o fato em si pode ser imaterial, mas, pela repetição pode ser relevante no sentido de apontar eventuais problemas no sistema contábil.

Confiabilidade

Para ser confiável, a informação deve representar adequadamente as transações e outros eventos que ela diz representar. O balanço patrimonial de determinada data, deve representar adequadamente as transações e outros eventos que resultam em ativos, passivos e patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com