TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz de amortecedor

Seminário: Matriz de amortecedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Seminário  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

1) Usando a Matriz de Ansoff, identifique as direções estratégicas que a Tesco tem seguido desde sua origem como rede de varejo com sede no Reino Unido.

Utilizando a matriz de Ansoff como análise a Tesco possui um direcionamento estratégico pautado na Estratégia de Desenvolvimento de Mercado, utilizando o atendimento de novos mercados no oferecimento de produtos atuais.

A Tesco não possui inovação na questão de desenvolvimento de produtos, sua estratégia está baseada no atendimento de novos mercados, atendendo o cliente de maneira mais horizontal em áreas que aparentemente não se relacionam. A exemplo podemos utilizar o mercado de Energia, Financeira e venda a varejo utilizando os meios físicos e on-line. Áreas de atuação da empresa, caracterizando mercados distintos, mas produtos atuais.

2) Identifique as direções estratégicas da Tesco, segundo as Estratégias Genéricas de Porter.

Segundo a interpretação do case as direções estratégicas da Tesco estão orientadas para aplicação de uma estratégia baseada em Foco. A Tesco utiliza de uma estratégia regional considerando a cultura e a segmentação do mercado, bem como a exclusividade baseada no formato regional permite uma maior proximidade ao cliente local, o que caracteriza uma adaptação de produtos baseado na regionalidade de atuação, mas sem abranger o mercado de atuação.

Desenvolve também pesquisa em novos mercados e mercados atuais, fomentando assim a evolução e melhoria dos modelos e segmentações de mercado, melhorando a experiência de compras e capacidade de entender o comportamento do cliente, o que facilita na adaptação regional do modelo de negócio.

3) Compare os méritos relativos do desenvolvimento orgânico, da aquisição ou da aliança estratégica deste projeto da Tesco.

Em relação aos últimos movimentos estratégicos apresentados, a Tesco possui uma clara visão regional de seu negócio, sem perder as características básicas da sua visão estratégica. Sua capacidade de deixar mercados não atrativos e/ou aderentes a sua filosofia, juntamente com a adaptação de produtos regionais, utilizando até mesmo de linhas próprias em regiões emergentes, caracterizam uma forte identificação e eliminação de barreiras globais. Neste aspecto fazer alianças estratégicas é de suma importância para o atendimento pulverizado e ao mesmo tempo regional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com