TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas Microeconomicas

Artigos Científicos: Medidas Microeconomicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar como as políticas governamentais brasileiras e a excessiva carga tributária do país influencia o ambiente de negócios entre outros fatores. Serão abordadas algumas políticas voltadas para o setor empresarial e que influenciam o dia a dia das famílias brasileiras

2 O CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO

Inicia-se uma explanação sobre as mudança políticas ocorridas no Brasil no ano de 2013, onde segue:

• Em seu último ano de mandato, a presidenta Dilma Rousseff enfrentou manifestações nas ruas, inflação alta, juros em elevação e a desaceleração do crescimento da economia. Candidata do PT à reeleição em 2014, Dilma recuperou a popularidade e, segundo as pesquisas eleitorais mais recentes, ganharia a disputa. Contam a seu favor o desemprego em baixa (em novembro, o IBGE registrou o menor nível de desocupação no mercado de trabalho) e o consumo interno resistente. (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República);

• A PEC do Trabalho doméstico foi aprovada no Congresso em março e equiparou os direitos trabalhistas da categoria aos dos demais trabalhadores do país. Parte da regulamentação ainda depende de aprovação da Câmara para seguir para sanção presidencial. Empregadas e demais trabalhadores domésticos passaram a ter jornada de 8 horas diárias e 44 semanais, adicional noturno, hora extra, FGTS, seguro-desemprego, seguro acidente do trabalho, carteira de trabalho assinada, 13º salário, repouso semanal, férias, estabilidade e licença por gravidez, licença-paternidade, auxílio-doença do INSS, aviso prévio e aposentadoria. (Fonte: Agência Brasil);

Fonte: Sistema MPA/2014.

3EDIÇÃO DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS

Carga tributária mais forte para 2014: Considerando as desonerações tributárias concedidas pelo governo, a carga tributária brasileira deve encerrar 2013 em alta e subir ainda com mais força em 2014. Segundo oIBPT-Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação calculou a carga para 2013 considerando o resultado do PIB, onde a carga tributária está em torno de 36,42% em 2013 ante 36,37% em 2012. Com o aumento na arrecadação, impulsionada pelo ingresso de R$ 20,3 bilhões de receitas extra com o Refis [parcelamento de débitos], prevemos alta já neste ano", diz Gilberto Luiz do Amaral, coordenador de estudos do IBPT.

São fatores que pressionaram as altas nos impostos:

• Fim da desoneração do IPI para automóveis e linhas branca (fogão, geladeira, etc);

• Unificação do PIS e COFINS, onde passariam de 3,7% para 6,7%, aumentando a arrecadação em 35 bilhões, onde Fenacon, Sescon e Ibracon atuaram contra conseguindo forçar a SRF a engavetar a proposta.

Fonte: Portal Mais Notícias/2014.

4 MEDIDAS MACROECONÔMICAS

Macroeconomia trata do comportamento da economia, produção de bens e serviços, períodos de recuperação e recessão, taxas de inflação e crescimentode, produto nacional, nível geral de preços, emprego, desemprego, estoque de moedas, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Para atingir as metas da política macroeconômicas, são utilizados os seguintes instrumentos:

• política fiscal - resumidamente, através da política tributária o governo a estrutura de alíquotas de impostos como forma de estimular ou inibir os gastos de consumo do setor privado (controle);

• política cambial e comercial - está ligada diretamente ao atuação do governo sobre a taxa de câmbio, ou seja, o governo pode fixar a mesma ou torná-la flexível (conforme as variações determinadas pelo mercado);

• Política de rendas - está relacionada diretamente a intervenção do governa na formação da renda (salários e aluguéis) através de controle e congelamento de preços.

5 MEDIDAS MICROECONOMICAS

. A microeconomia atua no âmbito dos consumidores e empresas e demanda do mercado de consumo. Através dela é possível o desenvolvimento de modelos simplificados de pesquisas, o que pode ser útil antes de lançar um produto novo no mercado. Fonte: Yahoo/2014

Considerando sua aplicação/utilização no ambiente empresarial, a mesma pode subsidiar as seguintes decisões:

• política de preços da empresa;

• previsões de demanda e de faturamento;

• previsões de custos de produção;

já no âmbito de política econômica, mas que tem influência direta no dia a dia empresarial, a microeconomia pode contribuir na análise de:

• política de subsídios;

• efeito dos impostos sobre um mercado específico;

• fixação de preços mínimos na agricultura;

• controle de preços;

É o ramo da economia que analisa o comportamento de mercado, dos consumidores individuais e empresas, estuda os fatores que influenciam os compradores e vendedores.

• Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

Na microeconomia, Outra área importante é o estudo das falhas de mercado, onde ocorre ineficiência, seja na organização da produção ou imputação de bens e serviços, geralmente a um ponto extremo.

6 Microeconomia na Contabilidade

A microeconomia e a contabilidade são ciências que fornecem informações para que entidade passa analisar e melhorar o seu desempenho, e assim o empresário poderá tomar decisões mais acertadas num mercado cada vez mais competitivo.

Enquanto a Microeconomia estuda a empresa numa perspectiva concorrencial, analisando demanda, oferta, elasticidades, custos e receitas marginais, equilíbrios de mercado num contexto econômico multifacetado, a contabilidade dimensiona e analisa o patrimônio da empresa. Fonte: wikipedia/2014.

7 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia.

Nos últimos anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com