TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Megatendencia

Artigo: Megatendencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Artigo  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Leiam abaixo texto sobre megatendências, questionarei na próxima aula: 12/08/2013

O que está acontecendo em nossa volta? O mundo não está se tornando menor, e sim mais conectado. O que permite que pessoas de vários lugares interajam e sigam umas as outras. As mega tendências estão muito próximas de nós, a medida em que são disseminadas e compartilhadas, como moda, culinaria, música e atitudes, entre várias outras. Estudar essa tendências, faz com que as empresas entendam melhor seu público-alvo, como eles se sentem, que tendências eles estão seguindo e como fazer parte disso atingindo um grau de posicionamento que pode levar a um grande diferencial e experiência de marca,direcionando investimentos e desenvolvendo produtos especificos que atendam essa demanda existente, e ainda, reprimida.

Algumas delas:

99 Lives (99 vidas) : Tudo muito rápido, pouquissimo tempo para realizar atividades diárias podem causar uma “esquizofrenia” social que nos leva a assumir diferentes papeis. As pessoas estão dispostas a gastar mais dinheiro que tempo, 80% dos americanos estão procurando simplificar suas formas de vida, 78% querem reduzir o stress. O serviço de entrega de comida chega a 100 bilhões de dólares! Aqui no Brasil, podemos ver esse tipo de tendência nos serviços como: Home Banking; Serviço de entrega 24h; trabalhar em casa; personal trainer; aparelhos de ginástica em casa…e muitos outros que estão sendo lançados em tempo real.

Being alive (Vivendo): Difusão de que uma boa saúde aumenta a expectativa de vida guia para esse novo estilo de vida. Houve um crescimento de atividades alternativas como acumpultura, meditação e ioga. Academias para pessoas com 60 anos pra cima. Muitos buscando medicinas naturais como ervas, fitoterápicos, etc. No Brasil, podemos ver o grande aumento dos comerciais voltados para previdência privada.

Cocooning (enclausuramento): Necessidade de se proteger da imprevisível e cruel realidade do mundo exterior. Serviços de segurança privada, Ecommerce, home office são alguns exemplos.

Down Aging/Fantasy (retrocedendo a infância): Os adultos estão buscando reviver momentos de infância, aderindo a produtos mais jovens que remetam a infância. Um exemplo é que 80% dos produtos da Disney são consumidos por adultos, outro exemplo são os horários nobres da tv passando desenho animado.

Egonomics (personalizando suas relações): Consumidores buscam um reconhecimento para sua identidade, buscando se diferenciar ao máximo da sociedade. Crescente mercado de body piercing e tatuagens, acessórios para personalização dos carros, My twin doll (boneca com a minha cara).

Evolution (Evolução da “Eva”): A forma com que as mulheres vêm se destacando no mercado de trabalho e seu impacto sobre o mercado de consumo. A cada 60 segundos, uma mulher abre seu próprio negócio no mundo! Influenciam em 90% na decisão de compra de carro. Compra, aproximadamente, 2.3 trilhões em vendas anuais. Adiam a maternidade para conquistas independência financeira.

São muitas Megas Tendências, que podem ser acompanhadas nos sites: http://www.thecoolhunter.net/ http://www.googlezeitgeist.com/en/

Fonte: Livro “Micro trends” – Mark J. Penn

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com