TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As megatendências

Artigo: As megatendências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

AS MEGATENDÊNCIAS

1. DA SOCIEDADE INDUSTRIAL PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

A Era Industrial está vivendo o seu estágio final. A mudança é definitiva. A sociedade pós-industrial que está surgindo não é uma sociedade de serviços como se imaginava, mas uma sociedade de informação na qual a informação passa a ser o recurso estratégico, assumindo o lugar do capital financeiro. As inovações nas comunicações e telecomunicações, a computação, a explosão do computador doméstico e dos microprocessadores e a descentralização estão fazendo com que essa mudança seja irreversível.

2. DA TECNOLOGIA SIMPLES PARA A TECNOLOGIA SOFISTICADA

Estão surgindo tecnologias totalmente novas e não simplesmente desenvolvimento das tecnologias atuais. Além disso, a conversão da tecnologia em um produto ou um serviço acabado e disponível para o consumo será cada vez mais rápida. Com isso serão criadas novas empresas, com novas estruturas organizacionais mais adequadas a essas tecnologias e que tornarão rapidamente obsoletas as grandes organizações atualmente existentes. Existe uma tendência para a sofisticação da tecnologia que deverá proporcionar eficiência cada vez maior, precisão mais avançada e liberação de atividade humana para a atividades mais complexas e que exijam conhecimento.

3. DA ECONOMIA NACIONAL PARA A ECONOMIA MUNDIAL

O mundo tornou-se um enorme ambiente, um mercado único, um centro de compras global. Passamos de uma economia internacional para uma economia mundial. A globalização está fazendo com que os países deixem de atuar simplesmente em termos de mercados internos para se projetarem em negócios internacionais. Mais do que nunca, o produto ou serviço que demonstra ser superior – será o mais procurado. O resultado será um novo sentido de urgência para criar e desenvolver tais produtos e serviços e, para isso, maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

4. DO CURTO PRAZO PARA LONGO PRAZO

O administrador típico do passado era orientado para o curto prazo: fazer o próximo trimestre ser melhor do que o anterior. Esse estilo de atuação contrasta com o estilo japonês, no qual a visão longo alcance é que orienta as ações cotidianas, ou seja, a orientação estratégica é que norteia o dia-a-dia das operações e não o contrário. Essa mudança radical de enfoque implica uma versão conceitual do tipo: “qual é realmente o nosso negócio?” Os próprios bancos estão se conscientizando de que dinheiro representa informação em circulação.

5. DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA PARA A PARTICIPATIVA

A revolução política ora em curso está implícita na seguinte afirmação: as pessoas cujas vidas são afetadas por uma decisão, devem fazer parte do processo de se chegar a essa decisão. A passagem da democracia representativa – na qual as pessoas escolhem pelo voto aqueles que irão representa-las no processo decisório da vida política de um país – para a democracia participativa – na qual as pessoas serão consultadas a respeito de suas opiniões e pontos de vista, de suas convicções e expectativas – é um dado importante na vida de muitos países. E de suas organizações também.

6. DAS HIERARQUIAS PARA A COMUNICAÇÃO LATERAL INTENSIVA.

A decorrência maior da passagem da democracia representativa para a participativa será a maior influência dos membros da organização, em todos os seus níveis. As empresas precisarão adotar um modelo de equalização do poder em substituição ao modelo atual de diferenciação hierárquica para poder reduzir as diferenças impostas pela hierarquia da autoridade que tolhe a liberdade, a iniciativa individual e a inovação. A tradicional organização hierárquica e piramidal com características autocráticas e impositivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com