TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Megatendencias da Educação

Por:   •  5/5/2015  •  Seminário  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU ENSINO A DISTÂNCIA?

FERNANDA KLEIN BOTH

MARCELO DOS SANTOS BERNARDES

RIO GRANDE DO SUL, ABRIL DE 2012

Case sobre Megatendência 1

A empresa ABC123, situada no interior de Goiás, era uma microempresa que trabalhava com desenvolvimento e comercialização de um software de Gestão de empresas. A empresa possuía 3 departamentos principais: desenvolvimento de software, qualidade, e suporte técnico ao cliente.

A equipe de desenvolvimento de Software trabalhava focada na funcionalidade do software e precisava principalmente de conhecimento técnico para realizar a sua tarefa. A equipe de Suporte Técnico (atendimento), por sua vez, trabalhava diretamente com o atendimento ao cliente e precisava de conhecimento prático a respeito dos módulos do sistema para poder auxiliar os clientes na execução das tarefas.

O departamento de qualidade, responsável pelos testes de Software, precisava unir os dois tipos de conhecimento: o técnico e o prático. Para trabalhar no departamento de qualidade, era necessário ter passado ou pelo suporte técnico ou pelo desenvolvimento.

Para ensinar os seus novos colaboradores, a empresa incumbia um colaborador mais experiente do setor para passar o conhecimento aos mais novos. Esse processo funcionou de forma efetiva durante um bom período de tempo, porém, com o crescimento da empresa, foi necessário realizar a contratação de diversos novos colaboradores ao mesmo tempo.

Como a empresa responsabilizava um antigo colaborador pelo ensino de um novo colaborador, começaram a haver dificuldades de disseminação de conhecimento, pois aqueles que deveriam ensinar o conteúdo acabavam por ter seu rendimento prejudicado para ensinar os novos colegas.

Diante de tal realidade, partiu-se para uma nova técnica. Eram oferecidos manuais de utilização do sistema para os novos colaboradores, que deveriam utilizá-los como base para seu aprendizado. Através desta técnica, os colaboradores novos deveriam ler o material, simular as situações no sistema e apenar tirar dúvidas com o restante da equipe.

Essa opção, porém, não mostrou-se eficiente, pois havia dificuldade por parte dos novos colaboradores de buscar o conhecimento e realizar por conta própria as atividades. Desta forma, foi necessário criar outra alternativa.

Como solução, foi desenvolvido um programa de cursos que seriam oferecidos dentro da própria empresa. Os cursos seriam ministrados pelo departamento de qualidade (que detinha tanto o conhecimento prático quanto o conhecimento técnico) e seria disponibilizado não só aos novos colaboradores, mas também a todos os interessados.

Os cursos eram realizados na forma de palestra, onde o instrutor fazia uma apresentação a respeito de determinado assunto, e o restante da equipe apenas recebia de forma passiva o conhecimento.

 Os cursos eram ministrados 2 vezes por semana, fora do horário de trabalho, e mostraram resultado rápido, ou seja, a equipe conseguiu evoluir melhor recebendo o conhecimento através das técnicas utilizadas pela megatendência 1, através do aprendizado formal.

Case sobre Megatendência 2

Em uma determinada Empresa Fictícia, foi requisitado um estudo de viabilidade econômica para uma obra de grande vulto. Uma empresa foi contratada, mas não conseguiu honrar os prazos estabelecidos e o contrato teve de ser rescindido.

Face à importância do projeto e à impossibilidade temporal de contratar outra empresa, além da possibilidade de um novo fracasso, a diretoria da empresa resolve entregar a tarefa aos funcionários da própria empresa. Entretanto, no quadro funcional não havia pessoas com premissas pertinentes ou experiências correlatas ao projeto em questão. Diante do cenário, a diretoria mantém a idéia inicial e resolve compensar a inexperiência do grupo com a maior diversidade possível, seja na área de atuação dos funcionários, seja na região de atuação de cada colaborador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com