TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Competitivo E Alicerces Da Economia

Pesquisas Acadêmicas: Mercado Competitivo E Alicerces Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Teoria da Administração 4

2.2 Macro e Microeconomia 4

2.3 Cultura Organizacional 4

2.4 Estatística 5

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem como objetivo estabelecer um parecer crítico e analítico sobre a trajetória do processo de fusão das “Casas Bahia” e “Ponto Frio”, formando a nova empresa “Via Varejo”, no que diz respeito às mudanças que essa transação trouxe e está trazendo na estratégia de gestão e na classe trabalhadora.

A fusão de grandes empresas têm tido crescimento significativo no comércio brasileiro da atualidade. Este crescimento indica um processo de reestruturação das grandes empresas varejistas, que é o que se vê no caso da fusão das empresas acima citadas. Esta fusão está ligada a outra negociação que envolveu o Grupo Pão de Açúcar, quando comprou as lojas Ponto Frio em 2009, com o objetivo de ampliar seu desempenho no varejo não alimentício, uma vez que atuava somente nesse ramo. Com a fusão com as Casas Bahia, o GPA (Grupo Pão de Açúcar) consolida sua atuação no setor, formando a maior empresa varejista do Brasil, ou seja, um gigante no ramo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II – PRIMEIRO DESAFIO

2.1.1 – A Família Klein e as Casas Bahia

Samuel Klein, imigrante polonês, chegou à cidade de São Caetano do Sul-SP em 1952 e, com apenas US$6 mil começou um pequeno negócio, com venda de roupas de cama, mesa e banho, de porta em porta. Após cinco anos, em 1957, conseguiu adquirir sua primeira loja, que levou o nome de “Casas Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que chegavam à região em busca de trabalho. Com o sucesso do negócio, a variedade de produtos se expandiu para a venda de móveis, colchões e outros produtos domésticos, até se transformar em líder do setor varejista de móveis e eletrodomésticos, já no mercado nacional há 60 anos.

A maior sabedoria de Samuel Klein foi, além de visualizar as necessidades do mercado, passar adiante seus ensinamentos a todos os membros de sua família envolvidos na gestão da empresa, tornando uma empresa de gestão familiar. No que diz respeito ao varejo, os hábitos de compra dos clientes de baixa renda resultou num modelo de negócio único, uma vez que tem a capacidade de viabilizar o sonho de consumo de sua clientela das classes C e D, por meio de acesso ao crédito. Com mercadorias simples e familiares a seu tipo de público, consegue seu lucro cobrando juros baixos sobre as vendas em inúmeras parcelas, conseguindo, com isso, a fidelidade dos clientes das classes mais humildes.

O modelo de gestão adotado por Samuel Klein é sustentado por três pilares: enorme poder de compra, gestão financeira impecável e publicidade permanente.

Este modelo de gestão baseia-se na administração por Objetivos que é um processo de tentativa de alinhar metas pessoais com a estratégia do negócio e pode ser aplicado aos membros de todos os níveis da organização, o que resulta em um estilo de administração mais participativo e colaborativo.

2.1.2 – Processo de fusão das Casas Bahia e Ponto Frio

A fusão das Casas Bahia com as lojas Ponto Frio, visando uma integração dos negócios no setor de varejo e do comércio eletrônico, resultou na nova empresa Via Varejo, que sofreu uma troca de poder no ano de 2012, provocando um impacto na nova forma de gestão, com novas formas de gerir implantadas pelos sócios majoritários da empresa. A nova gestão prevê medidas como corte de funcionários em diferentes escalões e áreas e fechamento de lojas em pontos deficitários, além de uma melhoria nas formas de usar os investimentos em marketing, entre outras. A direção da empresa passou para as mãos de Antônio Ramatis Rodrigues que tem se empenhado em estar mais próximo da equipe para implantar a cultura do Grupo Pão de Açúcar na Via Varejo e os números mostram que já houve um aumento de 6% no fluxo de clientes.

2.1.3 – Nova gestão da Via Varejo: Motivo de resistência dos novos colaboradores

Diante da nova gestão da Via Varejo, a família Klein, antiga dona majoritária da rede de lojas Casas Bahia, vem buscando, de maneira incessante, o controle da nova empresa e estão dispostos a brigar por uma posição melhor na administração da empresa, não ficando apenas como conselheiros.

2.2 - MICRO E MACROECONOMIA - SEGUNDO DESAFIO

As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis: número de firmas produtoras, diferenciação do produto e existência de obstáculos à entrada de novas empresas no mercado. No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

As Casas Bahia e lojas Ponto Frio, empresas que se fundiram para formar a nova empresa Via Varejo, estão inseridas no mercado comercial, formal, varejo e lojas virtuais. Somam mais de 960 lojas, com cerca de 70 mil empregados e 23 centros de distribuição e estão atuantes no mercado, sempre se reestruturando, para estarem sempre em competitividade.

2.3 - CULTURA ORGANIZACIONAL – TERCEIRO DESAFIO

O Grupo Pão de Açúcar sempre teve sua administração sustentada pelos seguintes pilares:

“Cliente: Nossa razão de ser – O GPA está voltado para seus clientes, cuidando para que todo contato que eles tenham com suas marcas se traduza na melhor experiência e alimente longa relação de fidelidade.”

“Nossa Gente - Profissionais com excelência técnica, bem preparados e motivados para assumir desafios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com