TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meritocracia

Tese: Meritocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

Meritocracia.

A meritocracia tem como objetivo gratificar ou bonificar o funcionário através de seu desempenho na empresa, ela exige cada vez mais comprometimento de seus funcionários, a empresa deixa bem claro as regras para que o funcionário atinga as metas e tenha sucesso na carreira. Baseando-se na visão de Barbosa (2003), cabe afirmar que a meritocracia profissional pode ser definida como um conjunto de valores que demanda que as posições ocupadas pelos sujeitos na organização devem ser derivadas do mérito de cada um, isto é, das suas realizações individuais.

Segundo o filosofo John Rawls, em seus estudos sobre o liberalismo, ele defende que a meritocracia e fundamental para uma sociedade justa, desde que seja oferecida a todos os indivíduos acesso igual a uma estrutura educacional que garanta que suas aptidões sejam desenvolvidas independentemente da origem social e condição econômica.

Um exemplo básico onde se aplica a meritocracia é no serviço público, onde professores e funcionários de serviços públicos passam por uma avaliação teórica para comprovar seu conhecimento na área, atingindo a meta o funcionário ou professor tem um aumento salarial de acordo com a faixa e nível de seu cargo, é avaliado também a assiduidade do servidor no órgão com metas estipuladas de dias trabalhados. Este é um metrodo quantitativo de avaliação.

Outro meio de avaliação são as qualitativas, que são feitas através da observação dos gestores que são expostas ao colaborador através de feedbacks, no sérvio público ela é utilizada para designar funcionários para cargos de confiança.

As recompensas além do aumento salarial pode ser uma bolsa de estudo, viagens, e até mesmo a promoção do funcionário ou critérios para a PLR.

Caso o método não seja aplicado corretamente pode gerar o conflito entre os funcionários, isso pode ocorrer se a empresa não mantivee uma comunicação clara e saiba como funciona realmente a meritocracia. Os objetivos jamais devem sobrecarregar o colaborador, pois se assim for, ele não conseguirá cumprir e ficará descontente com seu local de trabalho pois entenderá que nunca alcançará tal meta, portanto, não terá sua bonificação.

Segundo Christian Orglmeister, sócio da consultoria de gestão global Boston Consulting Group (BCG), alerta que estratégias mal elaboradas incentivam um clima de individualismo no qual cada um busca só o próprio sucesso, por isso a atuação na liderança é fundamental e o líder deve estar atento as peculiaridades de cada funcionário, para não gerar o individualismo.

As vantagens da meritocracia é de que trata-se de um processo onde não há discriminação entre sexo ou raça, estimula a competição saudável entre os funcionários fazendo com que trabalhem em equipe. A desvantagem é que se não aplicado na empresa corretamente, como dito anteriormente, pode gerar conflitos e um número de descontentamento e demissões maiores, fazendo com que a empresa fique desvalorizada perante seus funcionários e mercado de trabalho.

Sendo assim, a empresa deve analisar muito bem o verdadeiro conceito deste método e conhecer a fundo seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com