TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro Economia

Monografias: Micro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria Microeconômica

A Teoria Microeconômica se preocupa em estudar o comportamento econômico das unidades econômicas individuais, tais como consumidores, empresas e proprietários de recursos.

A Teoria Microeconômica trata basicamente, dos fluxos de bens e serviços das empresas para os consumidores, dos fluxos dos recursos produtivos (ou seus serviços), dos seus proprietários para as empresas, da composição desses fluxos e da formação dos preços dos componentes desses fluxos.

Objetivos Básicos da Teoria Microeconômica

a-) O que determina o preço dos diversos tipos de bens e serviços?

b-) O que determina a remuneração de um trabalhador?

c-) O que determina o quanto de cada mercadoria será produzida?

d-) O que determina a maneira pela qual um indivíduo gasta sua renda entre os mais diversos tipos de bens e serviços?

A Demanda

A demanda (ou procura) de um indivíduo por um determinado bem ou serviço refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar, por unidade de tempo.

A quantidade que um consumidor irá adquirir de um determinado bem depende de vários fatores:

a-) O preço do bem;

b-) A renda, ou salário do consumidor;

c-) O gosto e a preferência do consumidor;

d-) O preço dos bens relacionados.

a-) A Demanda e o Preço do Bem

A quantidade demandada (procurada) de um bem é influenciada por seu preço. Normalmente, é de se esperar que o consumidor desejará adquirir uma quantidade maior de um bem quanto menor for o seu preço. Alternativamente, quanto maior for o preço, menor será a quantidade que o consumidor desejará adquirir desse bem.

b-) A Demanda e a Renda do Consumidor

Para a maioria dos bens, é de se esperar que uma elevação na renda do consumidor esteja associada a uma elevação nas quantidades compradas desses bens. Essa é a regra geral e os bens que têm essa particularidade são chamados de “Bens Normais.” Os exemplos incluem a maioria dos alimentos, roupas, aparelhos de som, aparelhos domésticos etc. Existem duas possíveis exceções a esse padrão geral. É o caso dos “Bens Inferiores” e dos “Bens de Consumo Saciado”.

Bens Inferiores são aqueles, cujo consumo varia inversamente a variações na renda, dentro de uma certa faixa de renda. Isto significa dizer que a quantidade adquirida desse tipo de produto diminui com o aumento da renda; caso haja uma diminuição na renda, a quantidade adquirida desse produto aumenta. Como exemplo de bens inferiores podemos citar o pão, a batata, a carne de segunda e “roupas usadas” adquiridas por famílias pobres.

Bens de Consumo Saciado são aqueles para os quais o desejo do consumidor está completamente satisfeito após um determinado nível de renda. Aumentos da renda para além desse nível não terão nenhum efeito nas quantidades compradas desses bens.

c-) A Demanda e o Gosto e Preferência do Consumidor

A quantidade demandada de um determinado bem depende dos hábitos e preferências do consumidor. Estes, por sua vez, dependem de uma série de circunstâncias tais, como idade, sexo, tradições culturais, religião e até educação. Mudanças nesses hábitos e preferências podem provocar mudanças nas quantidades demandadas desse bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com