TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miopia Em Marketing

Ensaios: Miopia Em Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 5

Miopia em Marketing

A miopia em marketing é um problema que todas as empresas ou setores enfrentam em algum momento da sua vida. Quando se tem uma expansão muito rápida que leva ao foco no produto e esquecimento dos clientes.

Trata-se da empresa ter uma visão limitada em um momento importante e não conseguir vislumbrar as possibilidades de mercado. Demonstra que na maioria dos casos o problema não está concentrado no mercado que está saturado e em decadência em determinado momento. Quase sempre se trata de uma falha da administração.

O foco principal de qualquer empresa não pode ser o produto e sim o cliente, senão ela está fadada a decadência. As organizações precisam compreender o funcionamento do mercado global e conseguir prever e antecipar as tendências.

Para isso, muitas empresas precisam passar por um processo de reorganização e muitas delas não conseguem se adaptar. Uma empresa que hoje é um sucesso enorme pode amanhã ser um fracasso se se deixar levar pela miopia em marketing.É essencial que uma empresa tenha um setor de marketing ou que contrate uma empresa para cuidar de seu marketing, porque se deixar guiar somente pela intuição levará qualquer empresa ao fracasso.

Não é possível, por exemplo, acreditar que somente o crescimento populacional consiga fazer com que o mercado para o produto esteja sempre em crescimento. Este conceito é o erro mais comum que uma empresa pode ter e leva certamente ao fracasso.

Se no passado os investidores e empresários não esperavam mudanças no mercado hoje em dia temos que viver com a premissa que a única coisa que é permanente é a mudança.

Se antes era coerente ter uma visão baseada no desenvolvimento do produto, hoje só sobrevivem as empresas que colocam os clientes em primeiro lugar, pensando em primeira instância em como conquistar e manter clientes, atendendo às suas necessidades.

O artigo “Miopia em Marketing” de Theodore Levitt se trata da “visão curta de muitas empresas, que as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado”, ou seja, da miopia em marketing. Ele retrata a realidade de empresas e setores que estiveram ou estão em rápida expansão mostrando como o foco no produto ao invés do foco no cliente foi ou pode ser prejudicial ao futuro das empresas; ele tece comentários sobre a crença de empresas consolidadas em seu ramo de atuação de que não via necessidade de investimentos em estudos voltados aos clientes. Construíram a concepção que seus produtos eram e, sempre seria uma necessidade insubstituível. Por essa razão não trabalhavam também o marketing, não buscavam inovações, não buscavam entender os anseios dos clientes de maneira conquistar a fidelização e satisfação dos mesmos.

Dentre os diversos casos citados no artigo, podem-se identificar os erros que o autor considera terem sido cometidos no setor ou na empresa especificamente e o que poderia ter sido feito em relação a eles. Estas questões em alguns casos trouxeram conceituações das situações vivenciadas por elas. O propósito fatídico é citado em primeiro momento e relata a tendência de muitas empresas em definir erroneamente seus ramos de atuação, acreditando fazer parte de um segmento menor do que a realidade da concorrência que era ou poderia se tornar uma ameaça. O erro de análiseestá conectado ao propósito fatídico visto que se trata da medição da oportunidade de expansão de uma determinada empresa ou setor que é analisada de maneira errada.A ameaça de obsolescênciasignifica as possíveis empresas ou tecnologias que podem tornar o produto ou empresa atual ultrapassada, obsoleta; neste conceito, foi acrescentada a importância da própria empresa ser capaz de tornar seu produto obsoleto por meio da criação de novos produtos e novas tecnologias. O ciclo auto ilusório acontece quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com