TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missão E Valor

Monografias: Missão E Valor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 5

Missão

A missão organizacional é a proposta para a qual, ou a razão pela qual uma organização existe, pois ela estabelece a sua meta geral.

A missão organizacional é normalmente resumida e documentada em uma declaração ampla da diretriz organizacional, devendo conter informações tais como os tipos de produtos ou serviços que a organização produz, quem são seus clientes e que valores importantes possui.

Estabelecer a missão organizacional formalmente expressa é importante porque facilita o sucesso da organização. Após a ponderação dos resultados de uma análise ambiental completa, deve-se formular uma missão organizacional apropriada, levando em conta que decidir a respeito do negócio ou negócios a que a companhia ou divisão deve dedicar-se e outros assuntos fundamentais que irão guiar e caracterizar o negócio, tal como crescimento contínuo. Uma missão normalmente é duradoura e infinita.

A missão no nível empresarial é formulada em termos bastante genéricos e sustentam que a missão da organização é definida de modo formal, por escrito, em uma declaração de missão – uma declaração de propósito genérica mas duradoura, que identifica o alcance das operações de uma organização e o que ela pode oferecer para seus vários stakeholders. Para tanto é essencial que os stakeholders compreendam o motivo da existência da organização, ou seja, sua missão. E completam que a missão de uma empresa deve desenvolver-se a partir do contexto da análise S.W.O.T.

Uma empresa com um senso agudo de sua própria identidade tem muito mais chances de obter sucesso do que uma outra que não tenha um entendimento claro de sua razão de existir.

Missão é o papel que desempenha a organização. A missão é a razão de ser da entidade e serve para delimitar seu campo de atuação, como também indicar as possibilidades de expansão de suas ações. A missão é definida como sendo o propósito e os valores básicos da organização, bem como seu escopo de operações. Constitui a declaração básica da razão da existência da organização.

Uma missão organizacional deve ajudar a concentrar o esforço, garantir a compatibilidade dos processos organizacionais, fornecer uma razão lógica para a alocação de recursos, indicar as áreas gerais de responsabilidade funcional e fornecer os fundamentos para os objetivos organizacionais. As informações que aparecem na declaração da missão variam bastante de uma organização para outra e os tópicos que incluem e que são tratados na declaração ou no material que a acompanha são: produtos ou serviços, marketing e tecnologia da companhia e os objetivos, filosofia, autoconceito e imagem da companhia.

a) Produto ou serviço da companhia – esta informação identifica os bens e/ou serviços produzidos pela organização e oferecidos aos consumidores.

b) Mercado – esta informação descreve quem são e onde estão os clientes da organização.

c) Tecnologia – geralmente inclui tópicos como instrumentos, máquinas, materiais, técnicas e processos usados para produzir bens e serviços da organização.

d) A discussão consiste em grande parte em uma ampla descrição de técnicas organizacionais de produção.

e) Objetivos da companhia – os objetivos devem ser consistentes com as referências gerais aos objetivos da organização.

f) Filosofia da companhia – é uma declaração que reflete as crenças e valores básicos que devem guiar os membros da organização na condução dos negócios. Aparecem como parte da declaração da missão ou no material que a acompanha.

g) Autoconceito da companhia – é a visão ou a impressão que a companhia tem de si própria.

h) Imagem pública – é a impressão que a companhia está tentando passar para o público da organização.

Alguns atributos para estabelecer e documentar uma missão organizacional e argumentam que ela leva a diversas coisas importantes:

a) Ajuda a concentrar o esforço das pessoas para uma direção comum;

b) Ajuda assegurar que a organização não persiga propósitos conflitantes;

c) Serve de base lógica geral para alocar recursos organizacionais;

d) Estabelece áreas amplas de responsabilidades por tarefa dentro da organização;

e) Atua como base para o desenvolvimento de objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com