TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento Histórico da Trajetória do Concurso Miss Brasil

Por:   •  21/7/2017  •  Artigo  •  5.536 Palavras (23 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 23

Levantamento Histórico da Trajetória do Concurso Miss Brasil[1]

Luis Felipe do NASCIMENTO[2]

Salete Leone FERREIRA[3]

Rhanica Evelise Toledo COUTINHO [4]

Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ

Resumo

O estudo delimita como objeto o concurso Miss Brasil, uma modalidade de evento. Como objetivo geral visa analisar o processo de gestão de eventos do referido concurso, assim como apresentar a evolução histórica e alternativas comunicacionais que contribuam para a sua consolidação. Metodologicamente foi feito pesquisa bibliográfica, estudo de caso e o levantamento do estado do conhecimento nas revistas eletrônicas GEP, INTERCOM, Portal de Periódicos CAPES/MEC e no Google Acadêmico com a palavra de busca Miss Brasil e nada foi encontrado, o que justifica o estudo por seu ineditismo. Constatou-se que o concurso sempre se adequou aos meios de divulgação de cada época e para que ganhe mais seguidores, e tenha ainda mais sucesso, sugere-se, a implantação da nova estratégia de comunicação - o Inbound Marketing.

Palavras-chave: Gestão de Eventos; Concurso de Beleza; Miss Brasil; Inbound Marketing.

Introdução

        O ser humano apresenta a necessidade de se relacionar e sempre foi ansioso por acontecimentos e novidades que geram emoções, descobertas e que o faz feliz. Para atender a essa necessidade muitas vezes recorre-se aos eventos, que existem desde a antiguidade e acompanham todos os períodos históricos da civilização humana.

        Na tentativa de conceituar eventos, optou-se pela definição de Santos (1997) ao afirmar que se refere a todo “acontecimento” que envolve pessoas com finalidades específicas e para que aconteçam, precisam ser organizados previamente. Embora, sejam realizados em diferentes contextos, são sempre divulgados, comentados e envolvem diversos profissionais como cerimonialistas, empresas de bufê, a gráfica que faz os convites, etc.

        Existem vários tipos de eventos, com finalidades específicas de acordo com seus objetivos, sendo o concurso uma de suas modalidades. Trata-se de uma competição que pode ser artística, cultural ou até mesmo científica e que deve estar submetida a um corpo de jurados. Possui um regulamento onde constam diretrizes e premiações. Seu principal objetivo é a integração e a criação do espírito de competição sempre saudável, entre os participantes. Em sua elaboração devem ser observadas algumas questões, como por exemplo, o júri, que deve ser sempre isento e de confiança, para que o processo e os resultados sejam de lisura. Demonstrando transparência e credibilidade, garantindo novas edições.

        Dentre as modalidades de concursos, esse artigo trata dos de beleza, sendo o objeto desse estudo o Concurso de Miss Brasil, que teve início em 1900 com a eleição de Violeta Lima Castro, conhecida como Bebê Lima Castro, e que foi realizado pelo Jornal Rua do Ouvidor, por meio de votos populares. Contudo, considera-se como o primeiro evento não oficial o de 1922, que, segundo dados da agência Gaeta (1999), empresa responsável pela realização do evento até 2003, o concurso nasceu em comemoração ao centenário da independência e teve como vencedora Zezé Leone. De forma oficial, o concurso iniciou-se em 1954 com a eleição de Martha Rocha.

        Desde 2015, o evento está sob a responsabilidade da Polishop, empresa de televendas em parceria com a marca de cosméticos patrocinadora oficial do concurso, Be Emotion, responsáveis não só pela fase nacional, mas por todos os concursos regionais e assuntos relacionados ao mesmo.

        Os concursos de beleza em outros países sempre fizeram muito sucesso e chegam a render fortunas. No entanto, no Brasil o concurso se deu de forma diferente e, há pelo menos 20 anos, essas competições perderam a relevância e não fazem mais tanto sucesso. Para entender melhor o que aconteceu e o motivo pelo qual esses concursos não correspondem aos resultados de outros países, cabe o estudo de caso a seu respeito.

        Diante das informações apresentadas, questiona-se: Como se deu o processo de gestão de eventos do concurso Miss Brasil? Como o concurso Miss Brasil se adequou às novas tecnologias de comunicação? E que alternativas comunicacionais devem ser empregadas no concurso Miss Brasil para que se tenha mais êxito?

O estudo tem como objetivo geral analisar o processo de gestão de eventos do concurso Miss Brasil e como objetivos específicos: apresentar a evolução histórica do concurso Miss Brasil; identificar as diferentes características regionais; também apresentar alternativas comunicacionais que contribuam para a consolidação do concurso de miss no Brasil.

Eventos

        

        Não há uma definição universal para o termo eventos, uma vez que sua abrangência e dinamismo dificultam tal conceituação, mas Martin (2003) os define como sendo episódios inusitados, insólitos e que sempre envolvem pessoas em torno de um objetivo específico.

        Embora existam dificuldades em encontrar uma única conceituação para eventos, é unânime a abordagem sobre o perfil do profissional de eventos que deve ser sempre preciso, eficiente e ético, além de proativo, ou seja, saber driblar situações que por ventura os coloquem em alguma “saia-justa” e ter sempre uma boa solução para os imprevistos que possam aparecer antes e durante o evento (REIS, 2013).

        Como os eventos atravessaram a história da civilização humana, foram adquirindo as características econômicas, sociais e políticas de cada época. A idade média foi um período muito relevante principalmente para o Turismo de Eventos, já que todo o desenvolvimento deste tipo de turismo teve suas bases plantadas ali. Grande número de pessoas, como membros do clero, mercadores entre outros, se deslocavam por causa dos eventos religiosos e comerciais que aconteciam com certa frequência, e os principais tipos de eventos marcantes nesta época foram justamente os comerciais (feiras comerciais) e os religiosos (representações teatrais e concílios), que aconteciam em todos os lugares (MATIAS, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (261.8 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com