TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mkt 4 Serie

Trabalho Escolar: Mkt 4 Serie. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

Num projecto desta magnitude é necessário certificarmo-nos de que cobrimos todos os objectivos do concurso. Assim, fizemos alguma pesquisa sobre a empresa a fim de compreender quais os princípios que devemos honrar.

A ERP é uma plataforma pan-europeia fundada em Dezembro de 2002 com uma quota de mercado entre 12% e 35%. Dentro da Europa, já recolheu mais de 1,6 milhão de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), ou seja, 385 mil toneladas por ano, e 15 700 toneladas de RPA (Resíduos de Pilhas e Acumuladores). Segundo dados recolhidos em 2012 existem pelo menos 12 países ERP com 22 Sistemas Integrados de Gestão, 75 colaboradores dentro da Europa e 1.800 membros no total: um conjunto de valores impressionante.

A ERP Portugal foi constituída em 13 de Maio de 2005, e a 27 de Abril de 2006 obteve a licença para exercer a actividade de Gestão de REEE dentro do país, tendo como sócios fundadores a Electrolux, o Grupo Gillette Portugal, a Hewlett Packard Portugal e a Sony Portugal, quatro grandes empresas. A sua missão é assegurar uma implementação rentável de um Sistema de Gestão de REEE e RPA beneficiando assim os seus utentes e empresas, assegurando deste modo oportunidades de negócio e vantagens competitivas.

Os objectivos da empresa são baseados em valores construtivos, impulsionando boas práticas ambientais:

• fornecer aos sócios fundadores e aos seus utentes um Sistema de Gestão de elevada qualidade;

• estabelecer a concorrência entre Sistemas de Gestão de resíduos, no sentido de promover uma redução dos preços;

• sensibilizar os intervenientes e os cidadãos para esta problemática, informando-os acerca dos principais aspectos a considerar na gestão e tratamento de REEE e RPA.

Outras entidades colaboradoras:

• Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

• Associação Nacional de Registo de Produtores de

Equipamento Eléctrico e Electrónico (ANREEE)

• Autoridades de Inspecção

• Entidades Gestoras de Outras Fileiras

1

ERP Eco Sustainability Award ‘13 • 7

De acordo com o briefing disponibilizado pela ERP, esta iniciativa consiste na promoção de um projecto que se destaque no âmbito da inovação no Sector de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acummuladores (RP&A). Como estudantes de Design de Produto, também com bases de Design de Comunicação, decidimos proceder com uma abordagem que responde às seguintes sugestões de temas do briefing:

• Desenvolvimento de novos serviços para a ERP Portugal podendo compreender aspectos de engenharia, logística, ambiente, eco-design, gestão, estratégia, marketing, etc;

• Elaboração de um plano de comunicação para campanha de divulgação com vista ao lançamento e novos conceitos ecológicos direcionado a REEE e RP&A para ERP em Portugal;

• Localização de zonas estratégicas e plano de recolha de REEE e RP&A;

• Planos estratégicos para a realização de parcerias com instituições locais para a recolha de REEE e RP&A;

• A inovação do serviço de gestão de REEE e RP&A em termos ambientais, de higiene, segurança no trabalho e relacionamentos interpessoais;

• Campanhas de marketing educativo para a população, com ênfase na importância de REEE e RP&A;

• Propostas para logística e/ou transporte dos REEE e RP&A realizado pelos operadores logísticos, nomeadamente logística inversa.

REEE

Os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) são considerados um dos maiores fluxos de desperdício no mundo, aumentado 3 – 5% a cada ano (2010 - 25 milhões de toneladas)

Pode-se dizer que a origem deste problema está na própria concepção destes produtos que são projectados para um consumo rápido e curto de forma que haja um maior consumo e, assim, maior lucro. Assim, os equipamentos são dificilmente actualizados, frágeis e impossíveis ou demasiado caros de reparar.

Embora isto revele a necessidade de projectar tendo em conta todo o ciclo de vida de um produto, revela também a importância crescente de um processamento eficiente e amigo do ambiente no fim de vida destes de forma a protegermos o ambiente e preservarmos ou recuperarmos os recursos e materiais contidos nesse produto.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com