TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo I Adm Estratégica

Seminário: Modulo I Adm Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Seminário  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Neste Módulo você estudará o Capítulo 01 – Fundamentos da Administração Estratégica (livro-base) que aborda sobre as diferentes visões e as polêmicas em torno dos termos utilizados (planejamento estratégico, administração estratégica, etc.). Assim como no texto “O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica”!

E...assim como nesse texto, você observará que os autores apontam as defesas e as críticas para aqueles que consideram Administração Estratégica e Planejamento Estratégico um conceito único.

Os autores propõem as etapas da Administração Estratégica bastante próximas das etapas apontadas em texto “O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica”!

Observe as semelhanças e diferenças entre as duas propostas. Observe, também, que ambas se apóiam em um conceito/método já aprendido por você: o PDCA (Plan/DO/Check/Act). O ciclo da Administração Estratégica cobre todo o ciclo do PDCA.

Também estudará no Capítulo 6 sobre as Partes Interessadas (do inglês, stakeholders). Acadêmicos muitas vezes denominam como grupos de interesse e algumas organizações as chamam de públicos-alvo.

As partes interessadas são o indivíduo ou grupo de indivíduos com interesse comum no desempenho da organização e no ambiente em que opera. O sucesso da organização, por alguma perspectiva é importante, lhes é de interesse. Por exemplo, para a força de trabalho é importante porque se constitui de sua fonte de renda e trabalho. Para o cliente: imagine um cliente comprar um carro zerinho e uma semana depois a montadora quebrar! Seu bem perderá valor de mercado em poucos dias.

Embora o número de partes interessadas possa variam de acordo com o perfil da organização (normalmente entre cinco e oito), a maioria das organizações apresenta as seguintes partes interessadas:

((1) os clientes – beneficiários dos serviços ou produtos da organização,

(2) a força de trabalho – formada por pessoas com diferentes tipos de vínculo com a organização, tais como: empregados, servidores, autônomos, temporários, voluntários e estagiários, que executem suas atividades sob supervisão direta de funcionários da organização

(3) os acionistas, proprietários ou seus representantes, a organização controladora

(4) os fornecedores ou parceiros – responsáveis pelo fornecimento de insumos (serviços ou produtos) a serem utilizados no processo de negócio da organização para serem transformados em serviços ou serviços aos clientes. Um tipo de fornecedor que alcança praticamente todos os tipos de organização são os bancos (prestam serviços de cobrança, empréstimos, etc)

(5) a sociedade: que tem interesse no atendimento às leis, à responsabilidade social (relacionamento com comunidades acadêmicas, científicas, vizinhas, etc) e ambiental. A figura dos governos, por exemplo, se encaixa aqui.

Não somente a quantidade como também a denominação das partes interessadas podem variar em função do perfil da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com