TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mortalidade De Empresas

Trabalho Universitário: Mortalidade De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

Mortalidade das empresas

Os termos dificuldade financeira e insolvência, são muitas vezes encontrados na literatura sendo utilizados de forma indiscriminada. Alguns autores definem essa situação indesejável nas empresas, para Wruck (1990, p.421), uma empresa se encontra e dificuldade financeira quando seu fluxo de caixa é insuficiente para cobrir as obrigações correntes. Para Ross, Westerfield & Jaffe (2002, p.683) definem dificuldade financeira como uma situação em que uma empresa não gera fluxo de caixa para fazer pagamento contratualmente devido.

Segundo Altman (1968), a insolvência de uma empresa é declarada, quando os acionistas recebem uma rentabilidade pelos seus investimentos inferior á rentabilidade ofertada pelo mercado a investimentos de risco similar.

Para Lev (1978), o estado de insolvência de uma empresa, pode ocorrer, quando esta se vê incapacitada para pagar as suas obrigações financeiras na data do investimento, bem como quando seus ativos forem inferiores ao valor de seus passivos.

Famá e Grava (2000), pensa que, quando uma empresa deixa de honrar um compromisso, isto pode dever-se apenas a uma locação inadequada de recursos, isto é, a empresa possui recursos suficientes para saldar uma dívida, mas não consegue fazê-lo com rapidez necessária para cumprir seus compromissos em dia.

Há dez anos, o SEBRAE-SP realiza a atualização do seu estudo sobre mortalidade de empresas. Com base na mesma metodologia, a cada dois anos é realizado um novo rastreamento extensivo de empresas, a partir de uma amostra representativa de empresas recém-abertas, para o cálculo da taxa de mortalidade de empresas.

Adicionalmente, são realizadas entrevistas com os sócios-proprietários para a identificação das causas do fechamento das empresas. O último levantamento realizado pelo SEBRAE-SP indica que 27% das empresas fecham no primeiro ano, 38% encerram suas atividades até o segundo ano, 46% fecham antes do terceiro ano, 50% não concluem o quarto ano, 62% fecham até o quinto ano e 64% encerram suas atividades antes de completar seis anos de atividade (SEBRAE-SP, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com