TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mortalidade das Empresas

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.235 Palavras (13 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA

Instituição Chaddad de Ensino Ltda.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GUILHERME VINÍCIUS DE OLIVEIRA

ERNESTO GABRIEL

MATHEUS CORREA

CAIQUE PEREIRA

PORQUE A GRANDE MAIORIA DAS EMPRESAS FECHAM NOS PRIMEIROS ANOS DE FUNCIONAMENTO

AVARÉ-SP

2015

GUILHERME VINÍCIUS DE OLIVEIRA

ERNESTO GABRIEL

MATHEUS CORREA

CAIQUE PEREIRA

PORQUE A GRANDE MAIORIA DAS EMPREAS FECHAM NOS PRIMEIROS ANOS DE FUNCIONAMENTO

Trabalho acadêmico sobre o Porquê a grande maioria das empresas fecham nos primeiros anos de funcionamento, apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudoeste Paulista como requisito básico de avaliação da disciplina de Projeto Integrador.

AVARÉ-SP

2015


RESUMO

As empresas são essenciais para o crescimento e desenvolvimento econômico de qualquer nação. No entanto, grande parte das novas empresas encerra suas atividades nos primeiros anos de funcionamento. O objetivo deste trabalho é apontar os principais fatores propulsores da mortalidade das empresas. A pesquisa identificou fatores que podem levar as empresas ao fechamento prematuro e concluiu que a causa da mortalidade ocorre devido a um conjunto de fatores associados que, acumulados, contribuem para o fenômeno. Os principais deles são os seguintes: falta de planejamento, copiar modelos existentes, não acompanhar a rotina da empresa, descontrole do fluxo de caixa, falta de divulgação da marca, não se adaptar às necessidades do mercado. Para solucionar os problemas, sugere-se definir qual é o negócio, saber se é viável, ter um plano de negócios, encontrar o lugar e o principal gostar do que faz.

Palavras Chave: Empresas. Planejamento. Mortalidade. Negócios.


ABSTRACT

Companies are essential for growth and economic development of any nation. However, most of the new companies goes out of business in the first years of operation. The objective of this work is to point the main driving factors of mortality of companies. Research has identified factors that can cause companies to premature closure and concluded that the cause of death is due to a set of associated factors that accumulated, contributing to the phenomenon. The following are the main ones are: lack of planning, copy existing models do not follow the routine of the company, lack of cash flow, lack of brand awareness, not adapt to market needs. To solve the problems, it is suggested to define what the business is, whether it is feasible to have a business plan, find the place and the main love what you do.

Keywords: Business. Planning. Mortality. Business.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        05

1.1 OBJETIVO.......................................        05

1.2 JUSTIFICATIVA.        06

2. DESENVOLVIMENTO.        07

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO.        07

2.2 COPIAR MODELOS EXISTENTES.        09

2.3 NÃO ACOMPANHAR A ROTINA DA EMPRESA.        10

2.4 DESCONTROLE DE FLUXO DO CAIXA.        11

2.5 FALTA DE DIVULGAÇAO DA MARCA.        12

2.6 NÃO SE ADAPTAR AS NECESSIDADES DO MERCADO.        13

 3. CONCLUSÃO.        14

 4.  REFERÊNCIAS.        14


1. Introdução

Constituir uma empresa hoje em dia é uma tarefa difícil, muitas acabam por não alcançar o sucesso e consequentemente fecham. É preciso uma gestão de qualidade, e para isso uma formação na área em especifico é o melhor a se ter. Conhecer o setor ao qual esta sendo inserido também é uma das melhores opções.

Em razão das varias transformações que o mercado sofre diariamente, as pequenas e medias empresas tem inúmeras dificuldades para se estabelecer em seus primeiros anos de vida. Sofrem por não conhecer o setor, o não conhecimento de como administrar um negocio, e também o fato de não saber lidar com os clientes e a concorrência.

Com base nesses argumentos, esse estudo em questão visa contribuir de maneira que direta ou diretamente para o esclarecimento das causas que venham a levar ao fechamento de muitas empresas ainda em seu inicio, e possivelmente ajudar aqueles que queiram constituir uma empresa e obter o sucesso.

1.1 Objetivo

Constituir uma empresa pode parecer uma tarefa fácil na teoria, mas na prática é algo muito mais complexo. Em razão das diversas situações que ocorrem no dia a dia, pode-se dizer que a administração de uma empresa não é uma tarefa simples. Tem de haver um acompanhamento de perto por parte de seus administradores, pois atualmente o mercado está em constante mudança, e o consumidor ainda mais exigente.

Fatos esses que são de extrema importância para a sobrevivência e o sucesso de uma empresa. Há vários erros que podem ocorrer com frequência como a falta de planejamento, não acompanhar o desempenho da empresa, não de adaptar às necessidades de mercado, entre outros, que influenciam para o fechamento da empresa.

E este trabalho visa contribuir e mostrar, as possíveis causas que levam ao fracasso negócios em seus primeiros anos de funcionamento, e também apresentar soluções e caminhos para que o mesmo não aconteça.


1.4 Justificativa
Este é um trabalho sobre o que leva as empresas a fecharem nos primeiros anos de funcionamento, o qual busca mostrar por alguns motivos sobre o fechamento, já que nos dias atuais isto esta acontecendo com muita frequência. É nesse ambiente que se insere o presente trabalho.
Estamos desenvolvendo este trabalho para sabermos o que leva uma empresa a se fechar logo no inicio das atividades, apresentar dados sobre a mortalidade de empresas nos últimos anos e mostrar as dificuldades que as empresas enfrentam logo nos primeiros anos de funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com