TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Casos: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  1.758 Visualizações

Página 1 de 6

DISCIPLINA: MOTIVAÇÃO, LIDERANÇA E A FORMAÇÃO DE EQUIPES

Atividade I

Exercício pág. 14

Pesquisa: Experiência de Hawthorne

Levando em consideração apenas a observação da experiência com a iluminação, os pesquisadores não conseguiram provar a existência de qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção, porém verificaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica, sendo assim o embrião de estudo da Teoria das Relações Humanas.

A pesquisa constatou a existência de grupos informais.A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de diversos grupos sociais informais. Esses grupos informais definem suas regras de comportamento, suas formas de recompensas ou sanções sociais, seus objetivos, sua escala de valores sociais, suas crenças e expectativas. Delineou-se com essa teoria o conceito de organização informal visto até hoje nas empresas atuais.

Os elementos emocionais, não planejados e mesmo irracionais do comportamento humano passam a merecer atenção especial por parte de quase todas as grandes figuras da Teoria das Relações Humanas e integram, atualmente o RH das organizações, que passam a contar com um gestor de pessoas, psicólogos, programas de qualidade de vida no trabalho e etc.

Em relação ao nível de produção pode-se verificar que o nível de produção é resultante de uma integração social e não da capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a teoria clássica), mas por normas sociais e expectativas que o envolvem. É a capacidade social do trabalhador que estabelece seu nível de competência e de eficiência. Quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, tanto maior a sua disposição de produzir.

Atualmente as organizações se deparam com o desafio de reter talentos. Para isso se faz necessário pôr em prática as mais variadas Teorias das Relações Humanas, assim como as considerações da Experiência de Hawthorne, uma vez que os colaboradores atuais sabem do seu real valor perante o mercado, bem como estão cada vez mais exigentes com as empresas que trabalham, em decorrência da concorrência e das oportunidades de trabalho que possam agregar valor e satisfazer suas necessidades de estima, autorrealização e sociais.

Exercício pág. 15

O Monge e o Escorpião

De acordo com o texto apresentado podemos fazer uma comparação a uma organização, levando em consideração o ambiente externo e o ambiente interno. Dentro deste últimos estão os indivíduos/colaboradores em uma organização. Cada pessoa tem um “mundo” em sua cabeça, pensa e age diferente. Sendo assim os cada um possui particularidades e veem e enfrentam as diversas situações pessoais e profissionais de maneira diferente. Na parábola podemos inferir a Teoria X e Y de Douglas Mac Gregor, ao qual afirma que “o trabalho exprime uma necessidade de responsabilidade”. Considera que a necessidade de responsabilidade e a realização pessoal são as principais motivações do ser humano em situação profissional. A teoria X assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação, pois encaram o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro, podemos comparar aos discípulos. A teoria Y baseia-se no pressuposto de que as pessoas querem e necessitam trabalhar, são as pessoas que pensam, sentem e agem. O monge está na teoria Y. As pessoas agem como se as suas crenças sobre a natureza humana estivessem necessariamente corretas, fossem verdades absolutas que não requeressem qualquer revisão em particular ou que não pudessem ser submetidas a questionamento ou mesmo confrontadas. Em geral, as pessoas nem se dão conta de que pode existir outros feixes de ideias, com repercussões distintas no comportamento humano nas organizações.

I – Responda:

1. Conforme as necessidades básicas vão sendo satisfeitas, o indivíduo “avança” para outro nível. Uma vez atendidos os aspectos extrínsecos o indivíduo passa a dar atenção aos aspectos intrínsecos que compete a ele próprio realizar. Em todo o ciclo motivacional tanto o empregado como a empresa colhe bons “frutos” de um colaborador motivado. Se faz necessário satisfazer, primeiramente, as necessidades básicas e por isso a importância das mesmas no ambiente organizacional. Segundo o próprio autor "… à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas."

2. Há pouco tempo, sabe-se que a ordem na linha de produção nas organizações era apenas ser rápido, ganhar mais, trabalhar mais e isso implicava na queda na qualidade de vida e de trabalho.Mas no cenário atual, o que vemos é a necessidade de um nível de melhoria de qualidade de vida, menos acelerado, onde o próprio mercado de trabalho vem permitindo que o funcionário vivencie isso mesmo com a correria e com o nível de eficiência que lhe é cobrado nas execuções das tarefas diárias. Podemos estabelecer uma relação das necessidades intrínsecas e extrínsecas da teoria dos dois fatores de HERZBERG. Considerando os níveis de competitividade que atualmente se verificam entre organizações, torna-se de extrema importância compreender e reconhecer o papel desempenhado por funcionário, uma vez que os bons resultados (elevada produtividade) estão diretamente relacionados com a forma como o serviço é executado por estes, não esquecendo as relações interpessoais e o trabalho em equipa. Neste sentido, o reconhecimento individual irá traduzir-se num resultado coletivo. A motivação no trabalho deve ser alcançada e mantida para o bom funcionamento da organização e a satisfação dos colaboradores, fazendo com que todos realizem suas funções propiciando melhor rendimento das tarefas exigidas. No ambiente organizacional é de fundamental importância que todos se respeitem, no sentido literal da palavra, fazendo com que o trabalho flua de uma maneira agradável e que todos possam se sentir motivados e desempenhar cada vez melhor suas tarefas em seus trabalhos.

3. Estão relacionados com a necessidade de Crescimento, pois compreende as necessidades de estima e realização. Pois, de acordo com o autor, as necessidades de crescimento são os desejos que a pessoa tem de causar efeitos criativos e produtivos sobre si próprio e sobre seu ambiente. A satisfação dessas necessidades se dá em realizar seu potencial e desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com