TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentação De Materiais

Ensaios: Movimentação De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  231 Visualizações

Movimentação de Materiais

Conceituação

Segundo Chivenato (2005), dá-se o nome de movimentação de materiais a todo fluxo de materiais dentro da empresa. Esse fluxo pode ser horizontal, quando se dá dentro de um espaço plano e em um mesmo nível, ou vertical, quando a em-presa utiliza edifício de vários andares ou níveis de altura.

A movimentação de materiais é uma atividade que demanda grandes esfor-ços que podem ser minimizados através da utilização de equipamentos facilitadores e adequados para cada tipo de material, contribuindo de forma a proporcionar aos colaboradores do chão de fábrica uma execução melhor das atividades.

Para Moura (1998) apud Tuji Júnior (2003), o fluxo de material é a movimen-tação de materiais dentro de um espaço previamente definido tendo como variáveis o caminho, a velocidade de movimentação e quantidade movimentada. A dificuldade em determinar o melhor fluxo desses materiais é o ponto fundamental para que se tenha uma fluidez nos processos produtivos.

O projeto de movimentação de materiais deve considerar no investimento de equipamentos, a sua efetiva necessidade no processo produtivo. É uma tarefa indispensável a qualquer sistema produtivo visando não somente o abastecimento das seções produtivas, mas também a garantia de sequência do próprio processo de produção entre as diversas seções envolvidas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com