TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimodalidade

Tese: Multimodalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 12

1) Objetivos

Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de transporte multimodal e mostrar a visão de um coordenador comercial da MSC a respeito do transporte multimodal.

O transporte multimodal é uma modalidade utilizada há algum tempo em países como Estados Unidos, onde a integração dos modais torna sua utilização mais acessível.

O Brasil ainda está muito atrasado quando o assunto é logística, esse é um dos indicadores que compõe o “custo Brasil”. As dificuldades encontradas, além da falta de conhecimento das possibilidades existentes, contribuem para que as empresas brasileiras não sejam tão competitivas.

Sendo assim, este trabalho tem como objetivo, além do já mencionado, o melhor entendimento e apresentação das vantagens do transporte multimodal.

Esse serviço door – to –door deixa o transporte internacional mais eficiente e traz grandes vantagens de custos, além de melhor controle de tempo.

Por todas essas vantagens que as empresas atuantes no comércio exterior devem procurar entender essa modalidade de transporte e considerar sua utilização para conseguir não só uma vantagem competitiva, mas para poderem concorrer com empresas de outros países.

2) Referencial Teórico

2.1) Custo logístico

São inúmeras as publicações que indicam os custos logísticos do Brasil e mostram como essa deficiência de infraestrutura acaba com a competitividade da indústria brasileira. De acordo com Gerbelli, Luiz Guilherme (2012), “O custo logístico compromete 13,1% da receita das empresas brasileiras, de acordo com o estudo Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral.”.

Além disso, este estudo indica quais são as principais razões para esse alto custo logístico, conforme Gerbelli, Luiz Guilherme (2012) apresenta, “Entre as principais razões apontadas pelas empresas para o aumento do custo logístico no Brasil, estão estradas em má condição (54,5%), burocracia governamental (51,2%), restrição de carga e descarga nos grandes centros urbanos (49,6%) e falta de concorrência de modais (48,3%).”.

Contando com todas essas dificuldades, as empresas devem considerar todas as oportunidades de ganho com logística e, a multimodalidade é uma dessas oportunidades. De acordo com Gerbelli, Luiz Guilherme (2012), “Para reduzir o custo logístico, 70,7% das empresas consultadas apontaram a “melhor gestão das rodovias com integração multimodal” como solução.”.

Sendo assim, as empresas estão cientes da necessidade de redução de custos e melhor eficiência logística. No entanto, muitos empresários não tem conhecimento das opções existentes no mercado.

2.2) Diferença entre transporte multimodal e intermodal

Muitas vezes as pessoas confundem os termos multimodal e intermodal, ou acreditam que sejam iguais. Eles são diferentes e a principal diferença está no fato do transporte intermodal emitir um conhecimento de embarque para cada modalidade. De acordo com Gueiros, Haroldo (2011) sobre o transporte intermodal, “Com isso, queremos dizer que cada modo de transporte é responsável pelo seu trecho, emitindo seu próprio documento de transporte, em que o contratante do transporte recebe um conhecimento de embarque em seu nome como embarcador (shipper).”.

Por outro lado, o transporte multimodal emite somente um conhecimento de embarque e o único responsável pela operação é o Operador de Transporte Multimodal (OTM), de acordo com Gueiros, Haroldo (2011), “Na Multimodalidade, que é operada por um OTM, este se responsabiliza por todo o processo, de ponto a ponto, com responsabilidade única e documento único, e em que o dono da carga é o embarcador.”.

Alguns autores ainda diferenciam multimodalidade de logística, conforme Keedi, Samir (2011) diz, “A logística é a mãe da operação, sendo a multimodalidade um dos instrumentos a serem utilizados por ela. Assim como a intermodalidade e o transbordo, e todas essas são feitas utilizando-se um ou vários veículos para fazer a mercadoria chegar a seu destino.”. Podemos observar que a multimodalidade, a intermodalidade e logística possuem conceitos diferentes de acordo com este autor.

2.3) Histórico do transporte multimodal

O transporte multimodal é uma modalidade relativamente recente no Brasil, apesar de existir nos EUA desde 1975, de acordo com a obra de Ludovico, Nelson (2010) “Nos Estados Unidos, o Conhecimento de Embarque combinado é aceito desde 1975, o que acabou levando ao mercado grandes vantagens de gerenciamento e custos na operação.”.

No Brasil, a implantação do sistema multimodal teve início em 1989. No entanto, de acordo com Ludovico, Nelson (2010) o projeto de implantação ficou em segundo plano no governo Collor “Por razões da nova política de comércio exterior no governo Collor, o projeto de implantação do intermodalismo foi em um plano secundário, nada se fazendo para sua continuidade.”.

O Brasil e alguns países do Mercosul tem um acordo para incentivar a utilização da multimodalidade, de acordo com Razzolini Filho, Edelvino (2011), “ Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai realizaram o Acordo de Alcance Parcial para a Facilitação do Transporte Multimodal de Mercadorias, sendo estabelecido pelo Decreto n° 1.563/1995...”.

Podemos observar que não só o Brasil, mas os outros países da América Latina reconhecem a importância do transporte multimodal.

2.4) O que é o transporte multimodal?

A utilização do transporte multimodal já é justificada pela própria natureza do comércio exterior , de acordo com Razolini Filho, Edelvino (2009), “Pelo simples fato de encontrarmos três operações distintas nas operações de transporte internacional (pré – transporte, transporte e pós- transporte), já é possível perceber que dificilmente uma operação internacional consegue ser realizada com a utilização de apenas um modal de transporte.”. Nesse trecho, podemos observar que a própria natureza do transporte internacional exige que, muitas vezes, mais de um modal tenha que ser utilizado.

Quanto à legislação, de acordo com Razolini Filho, Edelvino (2009), “O transporte multimodal, segundo o art. 2° da Lei n° 9.611/98, é aquele regido por um único contrato, utilizando dois ou mais modais, desde sua origem até o destino, sendo executado sob responsabilidade única de um OTM.” Sendo assim, independente do número de modais utilizados, apenas um contrato de transporte será emitido.

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com