TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULTIMODALIDADE EM CAPAS DE JORNAIS

Por:   •  2/12/2018  •  Artigo  •  4.093 Palavras (17 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 17

Textos multimodais em capas de jornais: metodologia de leitura.

Nataly Batista Claudino

Resumo

Na atualidade, as demandas sociais de leitura e escrita têm exigido o conhecimento e uma maior capacidade de interpretação do leitor cada vez mais avançadas. Estudos recentes têm apontado para a necessidade de se atentar para as diferentes linguagens presentes em um texto, quer seja verbal ou não verbal. Neste artigo, discutiremos as capacidades que se mobilizam na leitura de capas de jornais nelas encontramos diferentes – textos multimodais (DIONÍSIO, 2005) – a partir de dados por nós coletados discutiremos tal tema.

 Palavras chaves: Leitura. Multimodais. Capas de jornais.

Abstract

Currently, the social demands of reading and writing have required knowledge and greater playability of ever more advanced player. Recent studies have pointed to the need to pay attention to the different languages ​​present in a text, whether verbal or non-verbal. In this article we will discuss the capabilities that are mobilizing in newspaper covers reading them we find different - multimodal texts (DIONÍSIO, 2005) - from data collected by us discuss this topic.

 Keywords: Reading. Multimodal. Newspaper covers.

        

INTRODUÇÃO

        O presente artigo trata das estratégias de leitura através da leitura multimodal, mais concretamente os métodos facilitadores para uma melhor interpretação do gênero jornal utilizando como base de pesquisa suas capas, por possuir ricamente tais métodos, Essa temática utilizada em sala de aula se faz necessária buscando assim uma prática para facilitar a leitura dos discentes tornando-os leitores críticos e proficientes. È objetivo criar uma ponte entre alunos e professores para esta temática tão rica multimodalidade e leitura, gerando assim o crescimento do hábito de  leitura e a supremacia na interpretação  dos textos ,as capas foram escolhidas por possuí uma forma lúdica e é de grande atrativo para seu leitor a utilização dessa ferramenta é de grande importância nessa temática facilitando assim o ensino de Língua Portuguesa, buscando desvendar para discentes e docentes a leitura multimodal como ferramenta de estímulo a leitura abrindo o leque de oportunidades destes alunos.

        É objetivo deste artigo conceituar a multimodalidade textual para assim desvendar esse tema para os alunos para aumentar o interesse e desenvolver o hábito da leitura das diversas formas de linguagens, criando condições (através das inovações tecnológicas e os textos contemporâneos ,em especial, a inserção de imagens em todas as formas de representação da realidade social, que têm influenciado e modificado os modos de leitura e escrita ,para que os alunos desenvolvam na prática o domínio da mesma. Como também de forma oral, evoluindo a sua capacidade discursiva, comunicativa e expressiva.

        Nas nossas pesquisas, foi observado vários trabalhos que abordam o estimulo a leitura e a capacidade de interpretação do leitor mais em sua maioria estão relacionados ao texto escrito, e nossa temática prima observar as demais linguagens como por exemplo o não-verbal interferindo assim diretamente o aprendizado dos discentes através dos textos multimodais por possuí uma temática interessante aliando textos verbais e não-verbais ,a utilização do jornal neste artigo é importante por possuir temas críticos e do cotidiano do aluno considerando-o assim um ótimo exemplo de multimodalidade. Nosso foco principal é explicar as diversas formas de leitura conforme Barros (2005, p.11): “O que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz”, pois existem estratégias discursivas que o autor utiliza para confeccionar seu texto e diversas ferramentas são usadas para exteriorizar o seu pensamento e tornar seu texto estimulante para o leitor para que o mesmo possa desvendar as construções linguísticas do texto. Dessa forma, Adotamos, então, o conceito trazido por Luna (2002, p. 1), “o texto é um evento comunicativo em que podem atuar várias linguagens (verbal, visual, sonora, etc.)”.

Sendo assim é necessário ampliar o entendimento como ler estes textos, tomando o presente artigo com alto potencial comunicacional para nossa área de atuação. Perante a certeza dessa falta de interesse pela leitura da parte dos alunos e por que não do professor, apresentamos métodos multimodais como fonte de resgate a leitura e a aula de língua portuguesa. Ao analisar um texto com imagens podemos abrir um leque de descobertas que farão uma diferença na trajetória linguística do aluno.

Como procedimento metodológico, consoante aos objetivos traçados, iremos analisar as capas de Jornais na perspectiva de ensino e de aprendizagem para que se repense e se reorganize não apenas como objeto de estudo, mas também como uma metodologia adequada ao ensino da leitura multimodal, na sociedade letrada em que vivemos, esse modo de pensar e de agir atribui um novo papel ao docente de língua que passa a ser o mediador entre o texto e o aluno: um facilitador do processo de aprendizagem, um auxiliar na construção do conhecimento tornando assim a leitura mais agradável e estimulante para os nossos discentes já que é através dela que o aluno terá sua visão de mundo[a].

Leitura e Multimodalidade

Na sociedade contemporânea se utilizam vários modos semióticos que se coagulam para produzir sentido, onde não temos apenas a supremacia da palavra (escrita), como anteriormente. Atualmente esses gêneros multimodais como panfletos, outdoors, cartazes, propagandas entre outros se apropriam das imagens, cores, formas, e se juntam para produzir sentido. É o que chamamos de multimodalidade, a leitura produzida através do conhecimento dessa linguagem usual por boa parte dessa sociedade. Em face dessa teoria, nós não só consideramos textos, sendo eles escritos em modo verbal, e sim também os outros elementos constitutivos que fazem parte desse texto, pois é o que dará base ao entendimento. Dionísio (2006, p. 160) chama a atenção para o fato de que nossa sociedade está cada vez “mais visual”, mostrando que os textos multimodais “são textos especialmente construídos que revelam as nossas relações com a sociedade e com o que a sociedade representa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (496.1 Kb)   docx (327.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com