TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é multimodalidade?

Tese: O que é multimodalidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Tese  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é multimodalidade?

R: Segundo a ANTT (2006) Transporte Multimodal de cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transportes, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal

2) O Brasil precisa do sistema de multimodalidade?

R: Sim, o Brasil possui estrutura para implementar um sistema logístico de multimodalidade e esta se mostra como fator determinante para o ganho de competitividade e diminuição do custo final dos produtos brasileiros.

Utilizar o sistema multimodal permitirá ao Brasil tornar suas operações logísticas mais eficientes e eficazes, conseqüentemente reduzindo custos e aumentando o superávit de sua balança comercial o que possibilita ainda a geração de novos empregos e contribuindo para o crescimento da economia do país.

3) O que é intermodalidade?

R: Conforme a ANTT (2006) a Intermodalidade se caracteriza pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores.

4) Qual a grande dificuldade encontrada para a implementação da intermodalidade pelo governo brasileiro?

R: A legislação e a tributação ainda são os maiores problemas a serem enfrentados no Brasil no que se refere ao desenvolvimento do transporte multimodal. Para Anuário NTC (2006) existe um emaranhado fiscal no que tange a documentação de transporte e a tributação, pois cada Estado adota uma alíquota diferente gerando dificuldade na determinação de rotas, pois a melhor rota logística nem sempre significa a mais receptiva em custos, dependendo do Estado em que deva trafegar.

5) Quais são os fatores impulsionadores de uma maior participação do Brasil no Comércio Internacional?

R: O fortalecimento das relações globais de comércio entre países por intermédio de acordos bilaterais e a criação de blocos institucionais com a União Europeia, o NAFTA e o Mercosul, a livre circulação de pessoas e produtos entre seus integrantes contempla a perspectiva de integração regional de povos, culturas e o livre comércio como fator estimulante de desenvolvimento e prosperidade e econômica.

6) Qual o principal fator que fez com que houvesse uma evolução tecnológica nos produtos brasileiros?

R:

7) O que representa a multimodalidade para o Brasil?

R: Para Moreira (2003) a multimodalidade representa para o Brasil, a exemplo do ocorrido a nível mundial, um avanço importante na prática moderna do transporte de cargas. As boas opções que a malha viária brasileira oferece para integração das rodovias, hidrovias interiores, portos e terminais multimodais interiores, se constituem na base física capaz de permitir a integração com êxito entre as várias modalidades de

transportes, em seus aspectos operacionais, institucionais e comerciais, visando à implantação definitiva do transporte multimodal no Brasil.

8) Qual foi o grande impulsionador da multimodalidade no Brasil?

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com