TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Quantitativos

Monografias: Métodos Quantitativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

MEDIDAS DESCRITIVAS

É o modo de descrever um conjunto de dados de forma organizada e compacta por meio de suas estatísticas,tendo um principio de sumarizar dados,ao invés de usalos como aprendizado sobre a população.

Esta pode ser aplicada na gestão de empresas de todos os tipo,suas técnicas mais usadas são os Graficos descritivos,onde são usados vários gráficos para sumarizar dados,exemplo temos o Histogramas.

Outras técnicas que podem ser usadas na gestão de empresas são as Medidas de tendência central,medidas de dispersão e as técnicas de amostragem probabilísticas.

A)Medidas de tendência central:

É uma forma de representar todos os valores de uma determinada amostra num único valor estipulado,existem 3 tipos de medias de tendência central,são elas:

• Média aritimética: É o resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.

Ex: A média aritimética dos números 3,5,7,9 é 6 , pois (3+5+7+9)/4 = 6

• Moda : É o valor que aparece com mais frequência em determinada amostra.

• Mediana : É o valor central da amostra,existem 2 casos para definir a mediana,quando o n é um numero impar,ele é o valor central das observações;Quando o n é um numero par,a mediana será calculada pelos dois números centrais dividido por 2.

B)Medida de dispersão: As medidas de dispersão visam descrever os dados no sentido de informar o grau de afastamento dos valores observados em torno de um valor central;Elas indicam se um conjunto é Homogêneo ou Heterogêneo.

A medida de dispersão é muito importante para descrever um conjunto de dados,pois somente com a medida de tendência central,fica insuficiente descrevelos.

C) Técnicas de amostragem Probabilistica: Amostragem probabilística é quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado.

Alguns tipos de amostragem probabilísticas são:

• Aleatória Simples: Todos os elementos da população tem a mesma probabilidade de serem selecionados,assim também todas as amostras possíveis.Nesse tipo de amostragem,não há qualquer critério de divisão da população para a retirada da amostra.

• Amostragem Estratificada:É a separação da população em extratos com comportamento homogêneo.Esse processo é igual ao aleatório simples,porém se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo.

Um bom exemplo desse tipo de característica é o estudo da expectativa de vida,há diferenças desta variável no grupo dos homens e no das mulheres,portanto essa amostra ira respeitar as características individuais.

• Amostra sistemática: Nessa forma de amostragem,a partir da seleção de um primeiro elemento,fazem-se as próximas seleções por meio de um critério sistemático até se obter o numero de elementos desejados.

Para isso,primeiramente encontramos o coeficiente denominado k ,que é a divisão da quantidade de elementos da população pelo numero desejado de elementos para compor a amostra.Após isso,seleciona-se um valor aleatoriamente e nele se adiciona o valor de k para se obter o próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com