TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOMES DA EMPRESA

Tese: NOMES DA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

NOCÕES SOBRE EMPREENDEDORISMO

Empreendedor é todo aquele que inova na criação de um novo negócio ou revoluciona um produto ou serviço já existente. Além de inovação e criatividade, conhecimento e plane-jamento constante são fundamentais.

Uma das definições que melhor reflete o espírito empreendedor talvez seja a de Joseph Schumpeter (1949):

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos.”

De acordo com Schumpeter, o empreendedor torna-se conhecido como o criador de novos negócios, ou aquele que inova em negócios já existentes, conhecido como empreende-dorismo corporativo.

“A função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção, explorando uma invenção ou, de modo mais geral, um mé-todo tecnológico não experimentado, para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte de supri-mento de materiais, ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor.” (SCHUMPETER, 1952 apud HISRICH; PETERS, 2004, p. 28)

Segundo Maximiano, muitas vezes, os termos empresário e empreendedor são usados como sinônimos, mas na verdade, eles não tem o mesmo sentido. O empresário representa o lado formal, que estabelece um negocio e o conduz no dia a dia. Já o empreendedor encarna o lado criativo e inovador, essencial para a evolução e a atualização competitiva da empresa. O empresário tem vocação administrativa; o empreendedor esta na ponta de lança estratégica. As duas figuras são inseparáveis: todo empresário precisa ser continuamente empreendedor.

Traços de personalidade relacionados ao espírito empreendedor:

a) Criatividade e capacidade de implementação;

b) Disposição para assumir riscos;

c) Perseverança e otimismo

d) Senso de independência ( MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Empreendedorismo. São Paulo, 2012)

Pode-se chamar o momento atual de era do empreendedorismo, pois são os empreen-dedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distancias, globali-zando e renovando os conceitos econômicos criando assim, novas relações de trabalho e em-pregos, enriquecendo a sociedade.

O empreendedor impacta sempre que inova, conforme afirma Drucker ( 1986, p. 18), “ Todo economista sabe que o empreendedor é importante e provoca impacto. Entretanto para os economistas “empreender” é um evento meta-econômico, algo que influencia profunda-mente, e deveras, molda a economia, sem fazer parte dela.”

O empreendedorismo no Brasil finalmente começa a ser tratado com a importância devida, seguindo o exemplo de países desenvolvidos, onde os empreendedores são considera-dos grandes propulsores da economia.

Empreendedores são essenciais para o desenvolvimento da sociedade, pois movimen-tam a economia com a geração de empregos e renda.

PROCESSO EMPREENDEDOR

O processo empreendedor envolve funções, atividades e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com