TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de investimento de uma empresa fictícia com o nome do café Leklek no ramo da comida, oferecendo uma variedade de lanches para o público em geral

Seminário: Análise de investimento de uma empresa fictícia com o nome do café Leklek no ramo da comida, oferecendo uma variedade de lanches para o público em geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Seminário  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

Na presente atividade prática supervisionada, iremos fazer a análise de investimentos de uma empresa fictícia com nome de Lanches Leklek, no ramo da alimentação, oferecendo lanches variados ao público em geral.

A análise de investimentos é um conjunto de técnicas que nos permite a comparação entre resultados obtidos, com diferentes possibilidades de investimento para a tomada de decisão, que envolvam o direcionamento de recursos financeiros, dentro da organização.

Dessa forma, analisaremos o investimento a ser realizado. A enumeração de alternativas viáveis, análise de cada uma das alternativas, comparação das alternativas, e a escolha da melhor alternativa.

Dentro desse contexto, demonstraremos a visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, na organização, analisando e implantando sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revendo capacidade crítico-analítico para avaliar as implicações organizacionais com as tecnologias da informação (TI).

Assim, elaboraremos um projeto de investimento estruturado através da descrição do investimento pretendido; elaboração do fluxo de caixa relevante; métodos para avaliação de investimentos; o efeito da inflação na análise de investimentos; o imposto de renda e a depreciação, e dessa forma elaborar a conclusão do projeto.

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

1 - CONCEITO DE CONTABILIDADE

A contabilidade nasceu da necessidade de se controlar o patrimônio dos empreendimentos econômicos e apurar os resultados obtidos a partir deles. Tal apuração era feita de forma simplificada. À medida que os empreendimentos cresceram, descentralizaram, diversificaram e, considerando também as alterações das demais variáveis econômicas, evoluiu em seus procedimentos e participação.

CONTABILIDADE é a ciência social aplicada que estuda e controla o Patrimônio das Entidades, fornecendo informações sobre sua composição e suas variações qualitativas e quantitativas aos diversos usuários, auxiliando-os nas tomadas de decisões.

2 - DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

2.1 O QUE MOSTRAM AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A Lei das Sociedades por Ações (Lei n° 6.404) determina a estrutura básica das quatro demonstrações financeiras.

A legislação fiscal tornou essas determinações obrigatórias também para os demais tipos de sociedades. Por essa razão, todas as empresas, no Brasil, divulgam suas demonstrações financeiras sob a forma prevista na Lei das S.A.

Essa lei trouxe consideráveis aperfeiçoamentos contábeis em relação às práticas anteriormente vigentes e tornou-se um marco na história da Contabilidade no Brasil, apesar de ainda não incorporar todos os aperfeiçoamentos que seriam possíveis.

Para efeito de Análise de Balanços, a Lei das S.A. representou notável avanço. O conteúdo e a forma de apresentação das demonstrações financeiras atendem perfeitamente às necessidades da Análise de Balanços.

2.2 BALANÇO PATRIMONIAL

É a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa - Ativo -, assim como as obrigações - Passivo Exigível - em determinada data. A diferença é chamada Patrimônio Líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, quer através de recursos trazidos de for a da empresa, quer gerados por esta em suas operações e retidos internamente.

Robert N. Anthony conceituado autor americano, afirma que o balanço mostra:

1. As fontes de onde provieram os recursos utilizados para a empresa operar - Passivo e Patrimônio Líquido - e;

2. Os bens e direitos em que esses recursos se acham investidos.

Essa definição põe em evidência os termos fontes e investimentos de recursos, o que é altamente desejável do ângulo da Análise de Balanços, visto que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com