TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nao Quero Ser Promovido. E Agora?

Ensaios: Nao Quero Ser Promovido. E Agora?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 3

Ao contrário do que se pensa, nem todos querem progredir hierarquicamente na carreira. Para a maioria das pessoas, esse avanço significa subir verticalmente a hierarquia e ascender de funcionário à gerente, e assim sucessivamente. Mas, por mais incomum que isto possa parecer, muitas pessoas não almejam mais status profissional e sim continuar na posição que ocupam.

Pode parecer estranho, mas nós nos esquecemos que as pessoas almejam sonhos profissionais distintos. Às vezes o colaborador está muito confortável na situação em que se encontra, como por exemplo, com um salário maior do que o do gerente devido à comissão que recebe.

Acredita-se que o desenvolvimento profissional está também em uma simples mudança de função. Muitos candidatos entram nas empresas almejando outro setor e para eles uma simples mudança de área é reconfortante.

Encontrar pessoas que sentem medo de uma promoção é mais comum do que se imagina, e a escolha deve ser respeitada pela empresa. Quando alguém é promovido é natural sentir medo e orgulho, até mesmo porque as promoções na carreira implicam em grandes responsabilidades. O candidato deve ponderar também sobre a vida pessoal, que com a promoção pode desaparecer por completo.

Os riscos em não se aceitar uma promoção são o despreparo do profissional para a função, a falta de alinhamento sobre as expectativas da organização, informações sobre todas condições gerais incluindo o perfil do cargo e as frustrações futuras que podem advir de uma aceitação impulsiva, sem a devida ponderação dos prós e contras.

Para aqueles que querem ser promovidos, é necessário ter a habilidade de comunicação, a capacidade de entregar resultados, de trabalhar sob pressão, cuidados com a imagem pessoal e a atitude de se colocar a frente dos problemas e assumir responsabilidades.

Questões como o tempo livre com a família e os amigos é um ponto fundamental a ser analisado. Em determinadas funções, esse tempo poderá ser reduzido a poucas horas. As carreiras cada vez mais competitivas por vezes impedem a conciliação da vida familiar e profissional.

Pense se vale a pena financeiramente aceitar a promoção e faça as contas. Nem todas as pessoas se sentem a vontade com essa mudança na rotina, o que é normal. O importante é você trabalhar e se sentir bem. Dessa forma, seu rendimento será muito melhor aproveitado pela empresa do que se estiver trabalhando em algo que o desagrade.

Conheço um funcionário que simplesmente nao quis ser promovido. Passados mais de sete anos ele continua na mesma empresa, na mesma posição. E o melhor: está super feliz. Nao aceitou responsabilidades, nao tem subordinados e continua gerando resultados, pois é comprometido e faz o melhor no seu quadrado funcional. Conversando com ele, a sua justificativa: “Eu estou muito bem e conservei a minha qualidade de vida, pois consigo sair as 18 horas, jogar peteca no clube, manter minha corridinha de 30 minutos e tenho tempo para brincar com os meus filhos. Isso é suficiente para mim”.

Felicidade e qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com