TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natália Lins

Casos: Natália Lins. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

A Pedra Mansa S.A. pensa em trocar um equipamento com controle me- cânico por outro eletrônico. Gastará com a manutenção do novo equi- pamento cerca de $ 4 mil por mês. Porém, economizará os cerca de $ 6 mil mensais que gastava com o equipamento antigo. Qual o fluxo de caixa incremental da operação?

[A2] Represente o diagrama de fluxo de caixa líquido para a seguinte opera- ção: investiu $ 4.000,00 na compra de uma novo equipamento indus- trial. Nos próximos quatro anos, esta máquina proporcionará para a empresa um fluxo de caixa anual extra no valor de $ 3.500,00. Ao final do quarto ano a empresa ira vendê-la por $ 1.000,00. Os desembolsos anuais de operação do equipamento ficarão em torno de $ 500,00 por ano e ao final do quarto ano será procedida uma revisão que custará $ 500,00. Desconsidere a depreciação e a alíquota do Imposto de Renda.

[A3] A Montenegro Participações está analisando a possibilidade de investi- mento em dois novos flats na região dos Jardins, cidade de São Paulo. Um dos empreendimentos, denominado Palácio do Olimpo teria 150 unidades, enquanto o outro, denominado Palácio de Rodhes, apenas 50 unidades. Durante os estudos preliminares acerca da viabilidade operação, a Montenegro contratou a Sábios Conselhos Consultoria, que cobrou $ 40 mil pela análise da viabilidade dos empreendimentos.

No dimensionamento do investimento inicial em cada flat, Sinval Alarsa, diretor financeiro da empresa de participações, dividiu o valor gasto na análise de viabilidade, colocando $ 20 mil no investimento ini- cial projetado para cada um dos flats.

Porém, Simone Barbosa, controller da empresa discordou da atitude de Alarsa:

– Ora, como um flat é três vezes maior que o outro, acho que a di- visão do valor gasto com o estudo de viabilidade deveria ser proporcio- nal. Acho que devemos colocar 75% do valor da consultoria, ou $ 30 mil, nos investimentos do Palácio do Olimpo e os 25% restantes, $ 10 mil, na outra operação, do Palácio de Rodhes.

E você? Como você dividiria o valor? Como o valor com a Sábios Conselhos deveria ser incorporado nos investimentos analisados nos flats Palácio do Olimpo e Palácio de Rodhes?

[A4] A Transportadora Ligeirinho possui um importante contrato de trans- porte de cargas para uma grande cervejaria entre a fábrica no sudeste do país e uma cidade na região norte. Porém, a empresa verificou que os caminhões quase sempre retornavam vazios, por falta de fretes de retorno. Quando o caminhão viaja vazio, a empresa consome $ 800,00 com gastos variáveis da viagem, como diesel, lubrificante, pneus e itens diversos. Quando o caminhão viaja cheio, com carga, a empresa conso- me $ 1.000,00 com estes itens. Na existência de uma eventual carga de retorno, a empresa costuma cobrar $ 1.900,00 pelo serviço, pagando $ 200,00 a títulos de impostos sobre vendas. Para reduzir a ociosidade, a empresa pensa em comprar fertilizante no norte para vender no su- deste. Qual deveria ser o custo dos fretes a incorporar no projeto desta operação?

[A5] Recentemente, Pedro Pensativo comprou em uma promoção relâmpago uma pequena picape por $ 30 mil. Como ele a utiliza para viajar para sua fazenda nos fins de semana, não pode vendê-la. Caso o fizesse, acharia fáceis $ 40 mil pelo carro. Porém, neste caso, seria preciso pa- gar 15% de IR sobre o ganho de capital. Sabendo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com