TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Desafios Na Gestão Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Novos Desafios Na Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Novos desafios na gestão financeira

Estudiosos na Administração Financeira tentam traçar um perfil desse profissional em relação aos desafios do nosso século. Onde esses desafios crescem na mesma proporção das oportunidades. Planejamento financeiro e tributário, decidir ou subsidiar na tomada de decisões quanto a investimentos, movimentações financeiras, financiamentos, além da capacidade de prospectar riscos e oportunidades presente e futuras dos mercados, estas são algumas respostas que são cobradas de um administrador financeiro.

A economia mundial cresce acelerada, e não há mais espaço para o administrador de fundo de quintal. Mas a formação de gestores financeiros não está considerando a necessidade de uma visão financeira globalizada para os futuros profissionais. Ao analisar o segmento de algumas faculdades e universidades constatamos que as matérias são centradas principalmente nas questões contábeis, cálculos matemáticos, contas a pagar e a receber, balanço patrimonial, controle e acompanhamento orçamentário. Mesmo reconhecendo serem esses conteúdos essenciais para os alunos, fica a certeza de que não será suficiente para dotar o futuro administrador financeiro da necessária competência para cumprir seu papel de gestor de uma empresa. Mesmo com o auxilio de recursos tecnológicos, falta o essencial: a capacidade de tomar a melhor decisão na perspectiva dos mercados. O objetivo da disciplina Administração Financeira é dotar o aluno de entendimentos e discernimentos capazes de permitir a ele a tomar a melhor decisão.

Segundo Patrícia Liz, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP): “A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido”.

E se uma empresa quer dar lucro, alguém ou uma equipe tem que a interpretar todas as variáveis e apresentar as melhores soluções quanto às possibilidades financeiras e orçamentárias. As respostas as ações para esses resultados positivos esperados virão via profissionais de administração financeira.

O básico para esses profissionais é focar nos lucros financeiros ou sociais, é apresentar melhores resultados. O trabalho inicia pela análise do balanço patrimonial, estendendo à criteriosa avaliação do caixa, do que se tem em dinheiro vivo, do que se tem para receber, para pagar e registrar formas para conseguir montante do capital circulante e assim chegar ao esperado planejamento financeiro.

Em uma empresa, a decisão de investimentos, de movimentação financeira é sempre um risco. Afinal, além das variáveis e das flutações em relação aos mercados, o administrador financeiro trabalha com destino do dinheiro disponível e há que manter fluxo financeiro em harmonia com despesas previstas, investimentos necessários e uma série de encargos. Uma decisão equivocada pode levar uma empresa sólida à derrota da noite para o dia.

O básico do administrador é realizar todas as suas atividades em tempo hábil, e sempre visando resultados positivos. Para que isso ocorra, no planejamento das ações há que definir os diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com