TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE CONTABILIDADE

Tese: NÍVEL DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  Tese  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca, de uma maneira sucinta e breve, mostrar as tendências e perspectivas que a contabilidade está enfrentando neste novo século.

Para se ter uma melhor noção do que será apresentado, faz-se necessário, antes de tudo, começar com um breve histórico acerca da profissão contábil, o que nos dará subsídios para entendermos, realmente, as tendências e perspectivas.

Com certeza, as tendências e perspectivas que englobam a contabilidade são inúmeras. Portanto, vamos nos deter ao problema dos intangíveis, a contabilidade e sua relação com marketing, a questão do balanço social, a questão dos sistemas de informações contábeis e, por fim, a contabilidade e o meio ambiente.

Alertamos, desde já, que este trabalho não traz detalhes, ficando, ao leitor, inteiramente responsabilizado por maiores aprofundamentos em literaturas específicas.

HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

Antigamente, o profissional da contabilidade era conhecido como "guarda-livros", cuja função era escriturar os livros mercantis das empresas comerciais. Para isso, era imprescindível uma boa caligrafia, conhecimento da língua portuguesa e francesa e, posteriormente, com o advento das máquinas, o eficiente conhecimento das técnicas datilográficas. Isso pode ser comprovado através das ofertas de emprego destacadas a seguir:

Classificados do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro 23/01/1850.

Classificados do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 13/10/1835

Com as crescentes exigências do mercado, surge a necessidade de escolas de contabilidade no Brasil, para assim desenvolver técnicas que viessem a acompanhar todas as mudanças que estavam sendo percebidas, tanto econômica como empresariais, e assim formar profissionais com uma postura multidisciplinar e não meramente técnica.

Hoje em dia, não se pode mais admitir que a contabilidade esteja sendo preparada para uso exclusivo dos mesmos usuários de 4 ou 5 décadas atrás. A economia mundial vem passando por mudanças desde a última década. A contabilidade passa a ter relevância no cenário econômico como um todo, deixando de ser instrumento importante apenas no auxílio prestado no cálculo e identificação dos valores que servem como base para recolhimento de impostos, análise para concessão de crédito ou pagamento de dividendos, e com isso começa a ocupar espaço bastante importante nas relações sociais.

A CONTABILIDADE ATUAL

Esse conjunto de mudanças conhecido como globalização estende seus efeitos a vários segmentos da sociedade, principalmente àqueles que sofrem com mais intensidade as consequências dessas mudanças, como os profissionais dos negócios. A profissão contábil talvez seja uma das que mais sofrem influências do processo de globalização, pois aumentou a necessidade de profissionais que avaliem e registrem os aspectos econômicos e financeiros dos investimentos estrangeiros.

Estamos na Era Científica, de acordo com a divisão da história da contabilidade, onde os pensamentos não são mais empíricos, mas racionais e baseados em fatos experimentados e comprovados. Nesta ótica, a contabilidade é uma ciência social que busca explicar e interpretar os fatos que modificam a riqueza da sociedade fundamentados no conhecimento da própria ciência e com o auxílio das outras ciências. Nesta direção, as empresas de serviços contábeis devem se portar como se fossem médicos de seus clientes, detectando problemas e viabilizando soluções aos mesmos, procurando se inteirar de tudo o que acontece no mundo e obter conhecimentos além de específicos a sua área, abrangendo as outras áreas, a fim de alcançar a satisfação de seus usuários. Para isto, o sistema empresa de serviços contábeis deverá traçar objetivos, conhecer seu ambiente interno e externo, acompanhar a evolução da sociedade, utilizar a tecnologia, atualizar seus conhecimentos, treinar e valorizar seu pessoal, criar um ambiente sadio, oferecer serviços de consultoria, ser flexível a mudanças e adaptar-se aos novos tempos.

O perfil do contador para o novo milênio é aquele que possui características dinâmicas, as quais configuram-se em: dominar a matéria técnica, atualizando-se constantemente; estar aberto às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com