TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não Sei Nenhum Titulo

Monografias: Não Sei Nenhum Titulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A corrida pela qualidade e a busca por uma posição sólida no mercado leva os administradores a buscar planejamentos realmente eficientes. Neste contexto, o novo paradigma do gerenciamento é a visão holística (macro) e estratégica da gerência. Para este fim são utilizados recursos inusitados para garantia da sobrevivência e prosperidade da organização. Este é o caso das informações e dos sistemas de informações. Nas últimas décadas tem havido uma revolução no modo como as organizações usam estes recursos, sendo agora considerados tão importantes quanto o capital e o trabalho.

Paralelo a isso, estes mesmos sistemas de informações provocam uma instabilidade no ambiente do mercado. E, maior velocidade das mudanças faz com que as organizações necessitem de uma grande agilidade para acompanhar este ritmo. Esta instabilidade pode gerar grandes problemas gerenciais que podem fazer sucumbir uma organização em pouco tempo. Quando não bem adaptada a organização esta nova tecnologias podem causar apenas frustração e prejuízos.

Das ferramentas de que os administradores dispõem, as tecnologias e os sistemas de informação estão entre as mais importantes para atingir altos níveis de eficiência e produtividade nas operações, especialmente quando combinadas com mudanças no comportamento da administração e nas práticas de negócio.

Para Laudon e

Laudon (2004, p. 07), sistemas de informação podem ser definidos tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões de uma organização. Para os autores, “os sistemas de informação também podem ajudar os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos”.

De modo geral, as organizações usam diversos sistemas de informação para a realização das suas atividades. Além disso, os sistemas relacionam-se entre si, uns como fonte, e outro como recebedores de dados de níveis inferiores. Para Laudon e Laudon (2004, p.47) “é muito vantajoso que haja algum grau de integração entre esses sistemas para que a informação possa fluir facilmente entre diferentes partes da organização”. Porém, como o autor também afirmou, essa integração gera custos e o processo é lento e complexo, devendo a organização fazer uma ponderação desses fatores.

Para Laudon e Laudon 2 um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.

Vantagens de um Sistema de Informação

Em um Sistema, várias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Em um Sistema de Informação não é diferente, porém o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Em um Sistema de Informação bem construído, suas principais vantagens são: Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Mais integridade e veracidade da informação; Mais estabilidade; Mais segurança de acesso à informação.

Otimização do fluxo de informação permitindo mais agilidade e organização; Informações de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão.

Observações: Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter várias partes trabalhando entre si para gerar informações.

Ele pode ser tanto manual quanto baseado em TI, ou uma mescla dos dois. Acontece que um Sistema de Informação grande, dificilmente sobrevive atualmente sem estar informatizado, o que por si só,não elimina o fator humano no processo. É a interação dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.

Sistema de Informação nas empresas

À escala das organizações, a informação é um fator decisivo na gestão por ser um recurso importante e indispensável tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior. Quanto mais viável, oportuna e exaustiva for essa informação, mais coesa será a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com