TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE AVA ANHANGUERA

Por:   •  9/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

CAROL CESAR [pic 1]

FABIO RORATTO

JESSICA COTA

LETICIA CRISTINE

MILLENA CERQUEIRA

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AULA 3: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Trabalho elaborado para a disciplina de Estudos de comunicação de massa, Ministrada pelo professor Karel, para obtenção parcial de nota no curso de graduação de Publicidade e Propaganda, na faculdade Anhanguera.

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO[pic 2]

INTRODUÇÃO        3

BIOGRAFIA        4

IDÉIAS E TRABALHOS         5

ENTREVISTA        6

CONCLUSÃO        7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre Harold Dwight Lasswell, foi um estudioso que focou a maior parte de sua vida sua Teoria Hipodérmica lançando assim um modelo que se aplica o processo de comunicação de massa.

 

BIOGRAFIA

HAROLD DWIGHT LASSWELL

Lasswell  (DonnellsonIllinois13 de fevereiro de 1902 —  18 de dezembro de 1978) .

Viveu em períodos de gerra, participando também da crise de 29, por isso, analisou os efeitos da mídias nas duas primeiras grandes guerras.

Durante sua vida Estudou na Universidade de Yale, foi Professor na Universidade de Chicago, também lecionou em Ford Foundation e no Bramford College e foi diretor de War communications research naU.S. Library of Congress.

Em sua época de estudos recebeu influencias principalmente dos pensadores Robert Michels, Maquiavel, Gaetano Mosca entre tantos outros.

Em seus estudos foi influenciado pelo pragmatismo (movimento filosófico que considera os efeitos práticos de uma teoria como o único critério válido para julgar sua verdade) e pela filosofia freudiana.

No início dos anos 30, quando a Teoria Hipodérmica tinha o centro das atenções, Lasswell lançou um modelo que se aplica o processo de comunicação de massa.

 Esse modelo consistia em responder às seguintes questões:
Quem?

Diz o que?

Em qual canal?

Para quem?

Com quais efeitos?

Em cima dele, foi lançado o livro Politics: Who Gets What, When, How.
Lasswell morreu em 18 de dezembro de 1978 e graças à sua contribuição, é considerado um dos pais da comunicação.

IDEIAS E TRABALHOS

Lasswell tem como foco o estudo do “ato de comunicação”. Suas ideias são derivadas da Biologia, segundo ele todo ser vivo necessita da comunicação para se manter em equilíbrio com o meio ambiente.

Os seres vivos estão constantemente recebendo estímulos de determinado local que são recebidos através dos olhos, ouvidos ou do tato, por exemplo, esses estímulos são descodificados e interpretados em nossa mente nos causando uma reação, seja ela qual for.

Toda a teoria de Lasswell tem como foco buscar a eficiência da comunicação.

Seu mais importante trabalho foi Propaganda technique in world war de 1927, em que desenvolve o conceito de propaganda.

ENTREVISTA: TALK SHOW

Entrevistador: “Boa noite a todos”! Hoje estamos aqui, com ilustríssimo Sr. Harold Lasswell para um bate papo sobre as suas histórias e a sua teoria sobre a comunicação.

Ele que é psicólogo e investigador nas áreas de política das ciências sociais, é bastante conhecido pelo seu modelo de comunicação aquele conhecido como agulha hipodérmica, referente a : quem? Diz o que? Em qual canal? Para quem? Com quais efeitos?  

Lasswell foi sucessivamente professor nas universidades de Milikan, Chicago, Columbi e Yale, ou seja, lecionou muito até hoje. Então vamos “saber como funciona esse modelo e como ele começou a sua trajetória.”.

Boa noite Sr. Lasswell, antes de qualquer coisa nos gostaríamos de saber em qual ano você iniciou a teoria da comunicação? E como ela surgiu?

Lasswell: Bom, a ideia foi através da guerra mundial, onde a imprensa e o rádio registravam um grande desenvolvimento. Fui entendendo que os meios de comunicação exerciam um efeito poderoso, total e direto sobre o público, mas especificamente sobre a massa, como um todo.

Entrevistador: Então, foi a partir desse momento que você começou a estudar sobre o público e a massa e analisa-los?

Lasswell: Sim, foi ai que eu comecei a analisar os meios de comunicação e os efeitos que eles causavam.

Entrevistador: Interessante... E em sua opinião, qual foi o seu maior ou mais importante trabalho?

Lasswell: Um dos mais importantes trabalhos foi Propaganda technique in world war  de 1927, em que desenvolve o conceito de propaganda.

Entrevistador: Certo, mas para você o que é propaganda? Conta um pouquinho pra gente Lasswell...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com