TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade Ava

Artigo: O Caminho Da Sustentabilidade Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho tem como base um questionário sobre o texto “Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico” escrito por Elimar Pinheiro do Nascimento.

O texto aborda as seguintes idéias;

A noção de sustentabilidade tem duas origens: A primeira, na biologia, por meio da ecologia. A segunda, na economia, como adjetivo do desenvolvimento. A idéia de sustentabilidade ganha corpo e expressão política na adjetivação do termo desenvolvimento, fruto da percepção de uma crise ambiental global.

As dimensões do desenvolvimento sustentável

Três dimensões (econômica, ambiental e social) da sustentabilidade são suficientes, porem o autor Elimar Pinheiro do Nascimento sugere outras duas, dimensão do poder e dimensão da política, onde ele argumenta a necessidade destas dimensões dentro da sustentabilidade. Pesquisa esta que também cita respostas objetivas a crise ambiental.

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Dimensão ambiental: Geralmente, quando se trata de desenvolvimento sustentável essa é a primeira dimensão citada, pois, trata-se de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua autorreparação ou capacidade de restabelecer seu equilíbrio.

Dimensão econômica: Supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, é aquilo que alguns denominam como o fornecimento de bens e serviços sustentáveis a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas, e assim, promove a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais, que supõe uma contínua inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e a ampliar a desmaterialização da economia.

Dimensão social: Ultima dimensão é a social, supõe que todos tenham uma vida no mínimo digna e que ninguém absorva recursos naturais, energéticos e bens que prejudicam aos outros. Ou seja, acabar com a pobreza e definir um padrão de desigualdade aceitável implantando assim a tão sonhada justiça social.

Dimensão do poder: Esta é uma das dimensões sugeridas pelo autor, supõe em mudar os padrões de produção e consumo fosse algo alheio às estruturas e decisões políticas.

Dimensão da política: Essa dimensão sugerida pelo autor esta diretamente ligada à dimensão do poder, citada anteriormente. Supõe que a política e necessário para o processo de mudanças, e a equidade social fosse construída por um simples diálogo entre organizações governamentais e multilaterais, com assessoria da sociedade civil e participação ativa do empresariado

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Dimensão ambiental,dimensão economica e dimensão social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta é a tecnológica, que se apóia na capacidade do homem de inventar para suprir as necessidades futuras em relação aos recursos naturais.

A segunda consiste na mudança radical, no entanto progressiva, do padrão de produçao e consumo.

A terceira seria não uma resposta e sim consequencia, não conseguiriamos evitar o fim dos recursos naturais, e não teriamos a capacidade de suprir com a tecnologia, o que acarretaria no fim da humanidade.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Existem várias maneiras para acabar a crise ambiental, depende principalmente da conscientização de cada canto do mundo, esse fator pode ser extremamente eficiente no processo de conservação está inserido no contexto da educação. Essa forma ocorre na construção de um ensino ligado à qualidade, e não à quantidade, Formar pessoas conscientes ambientalmente, somente assim podemos alcançar alguma melhora significativa para sair desta crise ambiental, os governos precisam gerar possibilidades e benefícios às empresas que tiverem um planejamento sustentável. Pois elas pricisam ter o conhecimento se não agridem o meio ambiente terem maior possibilidade de manterem sua existencia e melhor condição de vida para sociedade.

Também pode ser utilizada a criação de novos materiais de maior vida útil para diminuir a rotatividade de produtos faz-se necessária, atitude essa que está vinculada ao consumo.

Já caso das águas, é preciso que haja um processo de despoluição dos mananciais que se encontram poluídos, preservação dos recursos hídricos e fiscalização do uso dos mesmos, tratamento rigoroso do esgoto, implantação residencial, comercial e industrial de reciclagem de água, recuperação de áreas onde as matas encontram-se degradas.

As fontes energéticas também são agentes poluidores ou degradantes, especialmente aquelas oriundas de combustíveis fósseis como carros, indústrias, caminhões, entre muitos outros, o governo e industrias poderiam investir em como reduzir a produção de CO2 ouna tecnologia de carros eletricos.

Ou seja, para a crise ambientel acabar precisa-se principalmente de conscientização, não só da população, mas sim dos governantes e das industrias.

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »