TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA VIABILIDADE E A PESQUISA DE CAMPO

Tese: O ESTUDO DA VIABILIDADE E A PESQUISA DE CAMPO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 5

RELATORIO PARCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DANILO LOPES DIOGO RA: 414184

ELAINE SANTOS FERNANDES RA: 425380

LETICIA SANTOS FERNANDES RA: 431016

CLOVIS OLIVEIRA DOS SANTOS RA: 418185

TALITA LIMA FREITAS: 414512

TUTOR A DISTANCIA: CAMILA SILVA DE MENEZES COSTA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS I.(PROINTER I)

CENTRO EDUCACIONAL ROSA MOSSO

RIBAS DO RIO PARDO-MS

CONTEUDO DO RELATORIO PARCIAL.

O ESTUDO DA VIABILIDADE E A PESQUISA DE CAMPO.

Após algum tempo de pesquisa para iniciar um novo empreendimento, chegamos a duas possíveis escolhas, setor florestal ou setor alimentício, pensamos em viveiro florestal ou padaria. A pesquisa foi elaborada em Ribas do Rio Pardo-MS, a cidade esta tomada por empresas de reflorestamento e o setor vem sendo o destaque na economia da cidade, com essas empresas vieram muitas pessoas e por isso a também a escolha do outro setor.

Pesquisamos a viabilidade dos dois setores, primeiro o viveiro florestal. Levantamos custos, mercado, risco de mercado. É um negocio lucrativo, porém muito arriscado, e os investimentos é muito alto. O investimento inicial para um viveiro de médio porte é de 1 milhão de reais, existe riscos pois é um setor altamente dependente de intempéries, e de pessoas qualificadas.

Para padaria fizemos a mesma pesquisa, também é um negocio altamente lucrativo e de risco moderado em relação a produção, o investimentos iniciais seriam de 200 mil reais.

Durantes as pesquisas, visitamos varias empresas para fazer pesquisa, fomos até o banco para ver a viabilidade de financiamentos, e por sermos jovens, com muitas ideias mas poucos recursos a ideia de viveiro por enquanto foi descartada. Então decidimos focar nossos esforços e poucos recursos na padaria.

Definimos o nome PADARIA PÃO DA HORA, a escolha do nome veio após vários nomes propostos, mas temos uma ideia de ser diferencial e termos o principal produto que é o pão francês sendo produzido de hora em hora.

A sociedade é composta por cinco integrantes, com habilidades distintas, Elaine Santos tem facilidade de lidar com pessoas e tem experiência nas tarefas diárias de uma padaria então ficara responsável pela produção e gerenciamento de funcionários, Leticia Santos por ter facilidade em negociação será responsável por compras, Clovis Oliveira será responsável pela gestão de números e contabilidade da padaria , Talita por já ter trabalhado com marketing será a responsável pelo setor, Danilo Lopes será o responsável por vendas, busca de novos parceiros e ampliação de negocio.

Os pontos fortes que podemos destacar são: vontade, comprometimento da equipe, algumas parcerias feitas antes mesmo do negocio iniciar, tem mercado, temos uma boa proposta de atendimento, produtos frescos. Já os pontos fracos podemos destacar, falta de experiência, primeiro negocio.

Dos anos 90 para cá, as padarias vem evoluindo tanto que mal lembram aqueles pequenos comércios bairristas. Hoje em dia as panificadoras também podem servir lanches, sucos, sorvetes, e produtos de conveniências, além de uma variedade infinita de pães, bolos, doces e salgados.

Escolhemos este ramo, pois é uma boa opção, para quem quer abrir sua própria empresa, é lucrativo, e possibilita ao empreendedor comercializar vários tipos de produtos ligados ao ramo alimentício.

Em primeiro lugar a escolha do local foi importante, encontramos um local adequado ao ramo alimentício, pois, tem fluxo constante de pessoas, a fácil localização, e contando com vários pontos de referencias, a proximidade com algumas empresas de grande porte, nos influenciou na escolha do local.

A empresa tem como fundamentos:

- Visão

Bom atendimento, satisfação dos clientes para que a parceria com clientes seja fiel e duradora.

- Missão

Servir e agradar o gosto de todos os tipos de clientes, que sua satisfação seja transmitida a novos clientes.

- Valores

Transparência, otimismo, satisfação em servir.

- Princípios

Acima de tudo ser ético.

- Objetivos

Atender as necessidades dos clientes, estar sempre inovando, buscar fidelização de clientes.

INVESTIMENTOS

A estrutura básica exigida é de uma área de 60 a 100 m², dimensionada num projeto que alinha praticidade e higiene, espaço e local agradável para proporcionar um atendimento diferenciado em relação aos concorrentes. Além disso, é bom lembrar que cuidados com iluminação e ventilação são essenciais, as facilidades de acesso e a exposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com