TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A necessidade de estudo e pesquisa de novas formas de contabilidade

Artigo: A necessidade de estudo e pesquisa de novas formas de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Artigo  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Desde o seu surgimento, a contabilidade está se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas de se atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões. Atualmente, a Contabilidade está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da entidade, trazendo importantes informações para tomada de decisões. O objetivo deste trabalho é compreender a situação da contabilidade atual, seja na área particular ou publica, para fins lucrativos ou não, suas formas de tributação e principais áreas de atuação, adquirindo assim expectativas para o futuro desta profissão tão importante para o desenvolvimento da sociedade.

A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem ajuda dos computadores e, hoje se percebe um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil. As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho. Já não se admite mais métodos de escrituração contábil feito a mão. Com a grande concorrência, as empresas de contabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade. A informática permitiu mudanças sensíveis na atuação do profissional contábil. Antes este perdia muito tempo com lançamento e com isso estava mais sujeito a erros inadimensíveis nos dias atuais, graças o computador, o contador esta mais para um analista de contabilidade. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de uma empresa ou em um escritório de contabilidade.

Introdução

Atualmente um dos grandes desafios no mundo empresarial é comercializar os produtos ao preço que o consumidor está disposto a pagar, gerando a rentabilidade que os investidores querem ter. Assim, a correta formação do preço de venda acaba sendo uma questão fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento sustentável de qualquer empreendimento, independente do seu porte ou da atividade que explora economicamente. O gestor deverá implantar no seu empreendimento uma política eficiente de fixação de preço de venda para que possa atender às necessidades de seus clientes, fornecendo-lhes produtos e serviços de qualidade e não perdendo o foco de que nenhum negócio sobrevive sem gerar lucro.

Para Assef (1997, p.15), uma política eficiente de preço não significa, de modo algum, preços altos ou baixos. Pelo contrário! Além de perfeitamente identificada com o mercado de atuação, esta política deve contemplar a análise dos custos gerais da empresa, seu equilíbrio operacional e o retorno desejado pelos acionistas.

Num cenário globalizado, onde as barreiras comerciais são transpassadas pelo poder da tecnologia da informação, principalmente a internet, onde os consumidores podem buscar satisfazer suas necessidades de consumo através de fornecedores de qualquer parte do mundo, é crucial para a sobrevivência de qualquer negocio a adoção de mecanismos que ajudam reduzir as incertezas e as turbulências, caracterizadas por mudanças profundas de paradigmas de toda ordem, como afirma Bernardi (1998, p.19) destacando a necessidade de estudar e pesquisar novos caminhos, reavaliando o modus operandi presente.

Este artigo procura contribuir para a redução das incertezas acima mencionadas, apresentando uma adaptação à fórmula já conhecida e consagrada pelo meio acadêmico e empresarial, com enfoque aos sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com