TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futuro Do Administrador No Mundo Tecnológico E Globalizado

Artigos Científicos: O Futuro Do Administrador No Mundo Tecnológico E Globalizado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1. Introdução................................................................................................ 4

2. A globalização e a competitividade ......................................................... 4

3. Oportunidades e desafios da globalização ............................................. 5

4. O impacto tecnológico e o mercado de trabalho...................................... 6

5. O impacto tecnológico e novo perfil do profissional da administração...........................................................................................

7

6. As habilidades do Administrador Contemporâneo................................... 7

7. Conclusão ............................................................................................... 9

INTRODUÇÃO

Configurando um cenário de inovações e ajustes, cujas transformações afetam as organizações modernas, quer pelo avanço tecnológico ou pela implementação de estruturas mais flexíveis e enxutas, o administrador é uma peça fundamento para o sucesso da organização.

As mudanças tecnológicas e organizacionais provocam impactos sobre a estrutura e as relações de emprego, bem como sobre a definição das ocupações, fazendo emergir dentro do mercado de trabalho um novo paradigma, que se desdobra tanto sobre as mudanças organizacionais quanto sobre o novo perfil profissional do trabalhador. O próprio conceito de emprego vem sendo modificado e ajustado à nova realidade que se edifica sobre a sociedade de serviços. Esta nova tendência aponta para um maior volume de contratos de trabalho temporário e flexível, onde os profissionais de uma forma geral e em particular, os da área da administração terão grandes oportunidades de emprego se souberem adaptar-se ao mundo da multifuncionalidade.

A GLOBALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE

Existe uma nova ordem mundial, a globalização da economia ela está derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando novo mundo inteiramente novo e diferente. Os líderes governamentais tornam-se preocupados com a competitividade econômica de suas nações, enquanto os líderes das grandes organizações se voltam para competitividade organizacional em uma economia globalizada. O mundo da globalização oferece, de um lado oportunidades inéditas de prosperidade econômica e por outro lado é extremamente exigente no preparo dos outros países para usufruir das novas oportunidades.

A globalização é um fenômeno mundial e irreversível, que apresenta os seguintes aspectos:

• O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação (TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global;

• A ênfase no conhecimento e não mais nas matérias-primas básicas;

• A formação de espaços pelure-regionais (como Nafta, comunidade Européia, Mercosul);

• A internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos;

• A gradativa expansão dos mercados;

• As dificuldades e limitações dos Estados modernos e a obsolência do direito;

• O predomínio das formas democráticas do mundo desenvolvido.

Na globalização as relações econômicas superam os controles e barreiras dos países, numa incessante tentativa de produzir melhor a um custo menor em todo mundo. Ë evidente que a globalização da economia favorece os países mais desenvolvidos, pois estes possuem melhor tecnologia, maiores recursos e estabilidade econômica permanente, sendo sua capacidade de produzir em larga escala, por um preço mais reduzido, superior à dos países emergentes.

Por outro lado, a globalização da economia impõem um aumento de produtividade real, por outro lado, dificulta a luta e inúmeros segmentos por uma melhoria de competitividade, ao desnível de seu potencial produtivo, onerando por defasagem cambial, juros mais elevados e carga tributária cumulativa incidente sobre apenas sobre os produtos nacionais e não sobre estrangeiros.

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO

A globalização da economia é melhor para países desenvolvidos, que podem aproveitá-la com maiores benefícios, do que para os países emergentes.

Os Estados Unidos e o Japão praticam um protecionismo sofisticado por meio de sobretaxas e controle de qualidade, são maiores beneficiários da globalização. A globalização é fundamental, mas com cautelas necessárias, o maior desafio atual é criar um sistema de maximizar o crescimento global, que seja mais eqüitativo e capaz de integrar as potências econômicas emergentes.

O novo papel das pequenas empresas torna-se vital nesse novo contexto. Faz-se necessário desenvolver canais de acesso das micros e pequenas empresas ao mercado global.

A globalização está criando uma situação para que o administrador tenha condições de capacitação profissional e mobilização pessoal para desempenhar suas atividades em mundo de negócios que exigem dela a compreensão de outras culturas. O novo desafio da globalização não é mais um simples campeonato nacional ou sul-americano. Ë uma verdadeira olimpíada mundial.

O processo de globalização passa por 4 estágios:

• Estágio doméstico: O mercado potencial é limitado pelo mercado nacional, com todas as instalações de produção de marketing localizada no país.

• Estágio internacional: As exportações aumentam, e a empresa geralmente adota uma abordagem multi doméstica, quase sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com