TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIDORES PÚBLICOS E A EDUCAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO.

Exames: SERVIDORES PÚBLICOS E A EDUCAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  1.180 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: “A escola de hoje prepara os servidores públicos do futuro para que estes sirvam às necessidades cada vez dinâmicas da comunidade?”.

SERVIDORES PÚBLICOS E A EDUCAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO.

A história da política pública demonstra que existem muitos servidores públicos pouco comprometidos com os interesses da sociedade para as quais se dispuseram a trabalhar. A certeza da estabilidade de seus cargos é uma das justificativas para tal comportamento, entretanto é importante levantar o questionamento a cerca do preparo oferecido no ambiente escolar para os alunos que futuramente estarão atuando nestes cargos públicos para que desempenhem com credibilidade suas funções. Atentos às necessidades cada vez mais dinâmicas da comunidade, e na busca de resposta para tal indagação, se faz necessário construir novos níveis de compreensão numa análise da complexidade que envolve a educação, a sociedade e o Estado.

Numa observação do preparo disponibilizado nas escolas, vale ressaltar o conceito de Paulo Freire, de que “educar é promover a capacidade de ler a realidade e de agir para transformá-la, impregnando de sentido a vida cotidiana. Para isso, a educação não pode se dar alheia ao contexto do educando, nem o conhecimento pode ser construído ignorando o saber dos alunos”. Percebe-se assim que a escola pode ser a grande mediadora do conhecimento necessário aos jovens, para que possam construir realidades mais adequadas às demandas do cidadão e a capacidade do Estado. Neste contexto, parte da sociedade valoriza o trabalho realizado nas escolas e acredita no compromisso assumido pelos educadores que preparam os servidores públicos do futuro, enquanto isso, uma outra parte percebe o despreparo nas escolas para uma boa atuação, em decorrência do descaso e falta de investimentos na atualização dos funcionários, não pagando salários dignos e não oferecendo infra-estrutura adequada por parte do governo.

No meu entendimento, a escola de hoje não prepara os servidores públicos do futuro para que estes sirvam às necessidades cada vez mais dinâmicas da comunidade, e um dos maiores problemas consiste na falta de perspectivas dos alunos. Eles não acreditam na possibilidade de um futuro digno, eles têm apenas a compreensão crítica da realidade vivida, com péssimos exemplos de corrupção e desmandos. É importante considerar que o servidor público apesar de ser a presença física do Estado no atendimento à população, constitui outro exemplo negativo ao atuar em más condições com equipamentos inadequados e muita burocracia.

Para que haja um aprimoramento nas escolas, com reflexos positivos para os futuros servidores públicos, o ponto de partida é a construção do conhecimento através da prática social concreta na realidade onde ela acontece. A partir da análise dessa prática e da realidade em que ela está inserida, vão sendo construídos novos níveis de compreensão, entendendo a complexidade histórica tanto em âmbito político e social quanto em âmbito econômico e cultural abrindo caminhos para a organização e a transformação social.

Um bom exemplo prático consiste nas campanhas escolares, como “o dia da família na escola”, que visa a construção de novas relações sociais, buscando diálogo, compromisso, sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com