TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grau de Endividamento GPA

Por:   •  22/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

Grau de endividamento da empresa Pão de Açúcar:

Grau de endividamento é um parâmetro financeiro utilizado por empresas e pessoas, para mensurar dividas existentes em relação aos seus ganhos. Em empresas é um índice muito importante, pois calcula a dependência da CIA em relação aos recursos obtidos de terceiros. 

Empresas que precisam de capital externo, devido não se manter com a própria receita, acabam buscando por crédito pessoal, empréstimos, etc. Com isso, existe um maior grau de endividamento e riscos para a organização.

O levantamento realizado no ano de 2020 no grupo Pão de Açúcar, possui indicadores de endividamento que apontam a empresa dentro da normalidade com uma divida/patrimônio liquido de 54,4% acima da média.

Em fevereiro deste ano corrente, foi divulgado o resultado consolidado do ano de 2020, na qual apontam pontos positivos. Os principais destaques foram:

  1. Crescimento de 2 dígitos na receita bruta da operação Brasil; Alta da porcentagem no indicador de vendas; Receita bruta em 15,4 bilhões de reais no 4T20 (4º trimestre de 2020), um alcance de 55,7 bilhões de reais no ano de 2020; em comparação anual, obtém-se 12,7% de expansão.

  1. Com o Ebitda (métrica utilizada para geração de caixa operacional) obteve a seguinte margem positiva:

- GPA Brasil = 9% no 4T20

- Éxito = 10,6% no 4T20

No total do ano, o Ebitda ficou em 3,9 bilhões de reais, com margem de 7,8 por cento. O endividamento líquido ficou em -0,1 vezes o Ebitda, um nível baixíssimo, após a consolidação total do balanço da Éxito e sociedade com o Assaí.

  1. Crescimento considerável, forte e expansível do e-commerce no GPA Brasil, alcançando um valor 3 vezes maior de 2019. Considera-se que, o e-commerce do grupo já pode crescer com a própria geração de caixa.

Com base aos dados apresentados, temos que, com melhoria da estratégia comercial em cada bandeira (Pão de Açúcar, Hiper, Mercado Extra, Compre Bem e Proximidade), espera-se um impacto positivo no preço das ações da companhia no curto prazo com os resultados de hoje, que mostram os efeitos positivos da mudança de estratégia de longo prazo começando a dar frutos e acredita-se que os resultados positivos terão continuidade daqui em diante.

A estratégia de e-commerce do GPA, além do efeito de fidelização do cliente, agora já gera caixa suficiente para crescer, melhorando ligeiramente os resultados da companhia.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com