TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Da Inflação Na Definição Da Taxa Selic No Período De 2002 A 2007

Casos: O Impacto Da Inflação Na Definição Da Taxa Selic No Período De 2002 A 2007. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este estudo aborda a relação entre a Taxa Selic, o Índice Preço do Consumidor (FIPE) e o Índice de Preço do Consumidor de Disponibilidade Interna (FGV), e procura verificar qual a correlação entre eles.

A escolha do tema é devido a sua importância, pois a inflação e a taxa Selic são índices que determinam à estabilidade econômica do País.

Um dos métodos utilizados no Brasil para o controle da inflação é elevar a taxa de juros do País. Segundo Lacerda (2004, p. 3), “quando ela sobe, cai o volume de dinheiro em circulação no país, pois aumenta o interesse das pessoas em poupar e receber os juros pagos pelas aplicações financeiras”. Desta forma, a procura por empréstimos fica menor e os preços tendem a baixar com a redução do consumo e, conseqüentemente, a inflação diminui gradativamente.

Por outro lado, a existência da inflação é essencial para a sobrevivência das empresas. A respeito disso, Sicsú (2003, p. 129), afirma que “uma taxa baixa e controlada, entre 2% e 4% ao ano, leva ao crescimento gradual da economia”. O leve aumento de preços gera lucro e as empresas podem reinvestir na produção. Sendo assim, verifica-se que a inflação pode existir, porém de forma controlada .

No entanto, deve-se levar em consideração que a elevação das taxas básicas de juros encarece o crédito, o financiamento e posterga as decisões de investimentos. Assim, reduz potencialmente o nível de atividades do país (TOLEDO, 2003).

Mas qual será o impacto da inflação na definição da Taxa Selic no período de 2002 até 2007?

A partir do desenvolvimento do trabalho, pretende-se analisar a correlação da Taxa Selic com o Índice de Preço do Consumidor e também com o Índice de Preço do Consumidor de Disponibilidade Interna no período de 2002 a 2007. Além disso, apresentar a política Monetária adotada pelo Governo Lula para o controle da inflação.

O estudo será realizado através de pesquisa bibliográfica, pois terá como fundamentação artigos científicos, livros e sites relacionados ao assunto.

O método da pesquisa será dedutivo, visto que parte do pressuposto que a partir de 2002, com o aumento dos juros e controle da inflação, houve aumento do PIB da economia do Brasil.

Quanto ao nível, a pesquisa será descritiva, pois irá trabalhar com os dados estatísticos para verificar a correlação entre a inflação e a taxa Selic.

O objeto de estudo em questão foi escolhido por estar relacionado ao curso de Ciências Econômicas, sobre aspectos da macroeconomia em especial. Para o desenvolvimento desse trabalho foi necessário organizá-lo em três capítulos. O primeiro capítulo aborda a moeda e as políticas econômicas que sustentam o seu desempenho. O segundo capítulo apresenta um retrato do plano Real e as políticas adotadas pelo Governo Lula. O terceiro capítulo nalisa a correlação entre Taxa Selic e Índice de Preço do Consumidor e Índice de Preço do Consumidor de Disponibilidade Interna no período de 2002 a 2007.

MOEDA

A MOEDA É UM BEM INSTRUMENTAL, QUE FACILITA AS TROCAS E PERMITE A MEDIDA OU A COMPARAÇÃO DE VALORES. SEGUNDO SHAPIRO (1994, P. 484), “A MOEDA É COMUMENTE DEFINIDA COMO TUDO AQUILO QUE É GERALMENTE ACEITO PELO PÚBLICO EM PAGAMENTOS DE BENS, SERVIÇOS E OUTROS DE VALOR E NO RESGATE DE DÍVIDA”.

Através da moeda é que conseguimos atribuir valor aos bens e serviços e, com isso, fazer com que haja um relacionamento entre diferentes sociedades, para que ambas possam satisfazer suas necessidades. Stigum (1973, p. 330) atribui que “a moeda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com