TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  13/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.739 Palavras (27 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

ALWAYS BRASIL (P&G)

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM V

Cidade/ES ANO

1

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

ALWAYS BRASIL (P&G)

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM V

Alunos:

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM V,apresentado como um dos pré-requisitos para

aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Marketing

ORIENTADOR:

Cidade/ES ANO

RESUMO

Este projeto tem por objetivo analisar a marca Always da empresa P&G frente aos seus resultados anuais de participação de mercado. Através da aplicação do estudo sobre o Comportamento do Consumidor podemos obter uma análise profunda sobre as motivações que levam o consumidor a fazer uma determinada escolha. Partindo do pressuposto que a Always é uma das maiores marcas de absorventes do Brasil, é importante compreender através da Matemática Financeira que todos os dados coletados e processados são transformados em informações que são imprescindíveis para a solução de problemas ou oportunidades. O Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas busca analisar, planejar e gerenciar produtos, serviços e marcas, mediante uma visão mercadológica.

Palavras-chave:        Always.        Comportamento        do        consumidor.        Matemática financeira. Gerenciamento de produtos, serviços e marcas.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

  1. SOBRE A EMPRESA        3
  2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR        4
  1. PERFIL DO CONSUMIDOR        4
  1. FATORES CULTURAIS E SOCIAIS        4
  2. GRUPOS DE REFERÊNCIA        5
  3. CARACTERÍSTICAS GERAIS        6
  4. INFLUÊNCIAS SITUACIONAIS        6
  5. FATORES PSICOLÓGICOS        7
  1. MATEMÁTICA FINANCEIRA        9
  1. SUGESTÃO DE MELHORIA        9
  2. ORIGEM DOS RECURSOS FINANCEIROS        9
  3. INVESTIMENTO        10
  4. PERSPECTIVA DE INVESTIMENTO x RETORNO        10
  1. GERENCIAMENTO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS        11
  1. MIX DE PRODUTOS        12
  2. NÍVEL DO PRODUTO        13
  3. CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTO        13
  4. CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO        13
  1. DESENVOLVIMENTO E CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS        14
  1. CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E ESTRATÉGIAS        15
  2. ANÁLISE DO PORTFÓLIO        16
  1. CONCEITO DA MARCA        18
  2. ESTRATÉGIA DA MARCA        18
  3. BRAND EQUITY        19

CONCLUSÃO

30

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar V tem como principal objetivo apresentar os conhecimentos adquiridos nas matérias: Comportamento do Consumidor, Matemática Financeira e Gerenciamento de Produtos, Marcas e Serviços. Busca-se compreender e analisar o atual posicionamento da marca no mercado e a estratégia utilizada.

  1. SOBRE A EMPRESA

O que podemos observar da marca ALWAYS é que desde o início de sua história, a inovação e a humanização são pilares realmente fortes e formam a base de seus produtos, comunicação e a forma como se mostram para o mundo.

Os absorventes higiênicos externos ALWAYS foram desenvolvidos e introduzidos no mercado americano como teste no mês de janeiro de 1983 pela empresa Procter & Gamble depois que pesquisas apontaram que os absorventes disponíveis não eram seguros, permitindo constantemente o vazamento do fluxo menstrual. O novo produto, que inicialmente se chamava Always/Whisper, continha uma revolucionária e exclusiva tecnologia chamada “Dri-Weave” (malha seca), que capturava o fluxo menstrual e o mantinha longe do contato com a pele, evitando assim a proliferação de fungos e bactérias nocivos à saúde. Inicialmente o produto estava disponível apenas na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota, e nas versões Minipads (pequeno), Maxipads (grande) e pantiliners (protetores). Logo depois, já em 1984, o produto ganhou distribuição nacional e foi introduzido no mercado canadense. Neste ano foi lançada uma nova versão ultrafina do absorvente.

Em 1985, apenas 2 anos após o primeiro absorvente ser colocado no mercado a marca Always já liderava o mundo em sua categoria. Este ano, mais uma vez, ela inovou e revolucionou o mercado americano ao apresentar ALWAYS PLUS, um absorvente interno com aba que aumenta a área de cobertura do produto e ajuda a fixar melhor o absorvente interno na roupa íntima. E claro que a empresa não parou por aí, em 1990 foi lançado no mercado o ULTRA ALWAYS, um produto mais fino (três vezes mais fino que os absorventes convencionais), confortável, fácil de usar e com mais proteção para as mulheres, dando-lhes maior tranquilidade. O produto usa tecnologia de gel para absorver o fluxo menstrual. Nessa década, o produto iniciou um período de forte expansão internacional, introduzido em diversos países europeus (1991), para o Brasil em 1997. Em 2002, a empresa lançou ALWAYS BÁSICO, um produto especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro. coberto com uma camada de algodão acetinado. Hoje, a marca oferece ao consumidor brasileiro diversas linhas de produtos, desenvolvidos para se adequar ao corpo feminino, proporcionando segurança e conforto adequados. São mais de 22 tipos de produtos diferentes, incluindo os absorventes noturnos Always Noites Tranquilas, versões Regular e Ultrafino (28 cm) e Longo (31 cm), ambos com coberturas suaves e secas; e Hyper Long (40 cm de comprimento e nove vezes a cobertura na parte de trás, garantindo 0° de vazamento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (232.8 Kb)   docx (85.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com