TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  18/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

SÃO PAULO/2021

Nº.

NOME

RA

01

João Elias Silveira de Aquino Vasconcelos

2137540

INTRODUÇÃO

O projeto multidisciplinar I na área de Marketing tem como objetivo principal analisar os dados e atividades empresariais de acordo com as disciplinas abordadas no curso de marketing, correspondentes a fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática.

Nesse projeto utilizaremos como material de estudo a organização BYB Locações LTDA, localizada na cidade de Sorocaba/SP desde 2014, atuante na área de mídias digitais, cardápios digitais e outros, proporcionando aos seus clientes os mais variados serviços na área de mídias digitais.

Em comunicação a BYB preza pela excelência para que não haja uma má relação com seus stakeholders. Na área administrativa existe a hierarquia onde um gerente comanda o resto da equipe e na área de TI os funcionários contam com vários recursos tecnológicos para auxiliar nas tarefas diárias.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Administrar consiste em tomar decisões relativas ao estabelecimento de objetivos estratégicos, táticos e operacionais. Segundo Chiavenato (2007) o que leva uma organização ao sucesso é a forma de como ela é conduzida e administrada. A administração é responsável por gerir e organizar os recursos dentro de uma empresa, sendo eles: financeiros, materiais e tecnológicos. Administrar consiste em levar uma empresa aos seus objetivos definidos.

  1.  TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

  1. Teoria científica da administração

Frederick Winslow Taylor foi o precursor da teoria científica, considerado “pai da organização científica do trabalho” dizia que o homem devia ser persistente e realizar os serviços mesmo os quais não o agradava. Em 1911 publicou Princípios da administração científica, sua maior obra.

Taylor fez um estudo científico sobre o trabalho e tarefas dos operários buscando aperfeiçoar e elevar o nível da produção. Taylor também se preocupou com a qualidade dos locais de trabalho para que os operários pudessem produzir em maior escala, e com a remuneração para estimular o operário em suas tarefas. Com isso Taylor buscava aumentar a produtividade dos operários e diminuir os desperdícios dentro da fábrica.

Taylor defendia cinco princípios básicos da administração científica que eram, transferir a responsabilidade das tarefas executadas pelos operários ao gerente. Utilizar o método científico em todas as operações na fábrica. Identifica e selecionar as melhores pessoas para um cargo. Treinar os operários para executarem as tarefas de forma correta. Fiscalizar o trabalho para assegurar que os procedimentos estejam sendo executados de forma correta.

  1. Teoria clássica da administração

O precursor dessa teoria foi Henri Fayol, ele acreditava que administração era um processo de organização, direção, coordenação e controle. Fayol defendia a hierarquia funcional onde os operários eram responsáveis pela execução da tarefa enquanto a gerencia tinha a tarefa de administrar.

Fayol defendia a hierarquia, os operários de um determinado setor só responderiam a um único superior, cada gestor devia ter uma quantidade limitada de subordinados. Ele também defendia a divisão do trabalho para obter maior produtividade, remuneração justa e boa relação entre a equipe. Também foi estabelecido algumas funções da organização que eram administrativas, técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e de segurança.

  1. Teoria das relações humanas

George Elton Mayo, percursor da teoria das relações humanas realizou alguns estudos com seus colegas numa fabrica de relés em Chicago, em 1927. Buscou melhorar a eficiência por meio da compreensão dos trabalhadores e não do trabalho.

Mayo buscou provar que os fatores de relações informais, motivação, comunicação, liderança, e incentivos também aumentavam a produtividade dos colaboradores. Durante a pesquisa, Mayo submeteu uma equipe a diversas condições de trabalho como por exemplo intervalos durante o trabalho e redução de carga horaria.

Mayo passou a defender a ideia de que as relações humanas, pessoais e informais tinham influencia na melhora da produção.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO NA BYB

Na BYB as teorias da administração estão presentes. A hierarquia funciona dentro da organização, os clientes entram em contato com o administrador geral que por sua vez repassa as informações pro supervisor que as repassa pros seus colaboradores. O colaborador tem uma relação de mão dupla com a gerencia podendo expressar duvidas, opiniões e necessidades.

A empresa busca cultivar uma boa relação entre os funcionários para manter a alta produtividade. Um ponto da teoria das relações humanas que preza pela boa relação entre a equipe para manter a alta produtividade.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação é de suma importância numa organização, seja ela de qualquer seguimento, é a principal ferramenta na construção de uma empresa. Tem como objetivo transmitir informações de um emissor para um receptor, não havendo compreensão da mensagem não há comunicação.

Segundo Chiavenato (2000) comunicação é a troca de informações entre dois indivíduos ou mais por meio de mensagens, conversas, gestos e até mesmo expressões faciais.

A comunicação tem um papel fundamental numa organização pois sem ela o administrador não consegue passar suas ideias e os objetivos da empresa para seus colaboradores.

  1.  Comunicação Interna

A comunicação interna é responsável por transmitir metas, conhecimentos e informações aos demais colaboradores de qualquer nível operacional. Sem ela uma organização não chega aos seus objetivos.

Ela pode ser feita por meio de reuniões, quadros de avisos, e-mail, newsletters, jornais, radio e TV e outros.

Uma boa comunicação é imprescindível para haver bons resultados, uma organização que preze pela boa comunicação evita prejuízos a empresa e aos funcionários. Informações devem ser passadas de forma correta para não haver má interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com