TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil Do Bom Planejador

Trabalho Universitário: O Perfil Do Bom Planejador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

O PERFIL DE UM BOM PLANEJADOR

O objetivo básico do planejamento é criar ideias que tenham a capacidade de gerar sucesso para os negócios da organização empresarial, ou de outra natureza.

Para que isso seja possível, é necessário que o profissional de planejamento tenha mais do que habilidades profissionais específicas; é preciso ter capacidade de analisar o seu contexto e ter visão global e integrada da organização. Estas habilidades permitirão ao profissional fazer diagnóstico da situação interna e externa da empresa para entender o momento atual e projetá-lo para o futuro criando condições ideais ou reparando as existentes. É preciso ter espírito de planejador pra ser um bom planejador.

O planejamento deve ser visto como aquele que orienta, direciona, aponta o caminho que leva a organização chegar onde deseja. O profissional de planejamento pode ser compara com o mais conhecido instrumento de navegação da humanidade: a bússola. Assim como a bússola, que nos orienta através dos quatro pontos cardeais, um bom profissional de planejamento deva ter, além das características já citadas, ter outras consideradas fundamentais, cito quatro delas:

A primeira delas, e talvez a que mais deva ser valorizada num planejador, é uma alma curiosa. Aquela que o faz aprofundar o seu conhecimento sobre o projeto, o contexto. O bom planejador está sempre perguntando, questionando tudo, inclusive a si mesmo. O planejador quer sempre saber o porquê das coisas, as causas e efeitos, impressões e reações das pessoas ou públicos de interesse sobre o seu objeto de estudo. Esse espírito de constante curiosidade faz com que esse profissional ache oportunidades onde ninguém viu, identifique problemas que outro não detectou, vê as coisas de um jeito novo, diferente e original.

A segunda característica que, , mais valorizada num planejador: uma visão de negócios. O planejador deve estar em constante contato com os resultados da estratégia por ele orientada para o seu negócio. É saber olhar para o Norte, avaliando inclusive como fazer e quanto falta para chegar lá. Planejador que é bom de insight criativo e ruim de visão de negócios só utiliza parte de sua capacidade.

A terceira característica, é ter capacidade para análise crítica do sucesso. O bom planejador sabe racionalizar e explicar aquilo que é abstrato; sabe inspirar a criação, sabe trabalhar em conjunto, sabe vender o projeto para a equipe e sabe como ajuda-la, sabe vender seus projetos dentro da empresa.

A quarta característica diz respeito, ao saber complexo: saber olhar para o lado, saber trabalhar em equipe. saber agregar insights. Afinal, o planejamento não tem fronteiras e, muitas vezes, um bom projeto de planejamento conta com um conjunto de habilidades e perspectivas de outras áreas da organização como produção, compra RH< MKT, segurança etc. O papel do profissional de planejamento é liderar e conduzir o pensamento para que o resultado seja o melhor possível.

Planejadores raramente são autores únicos dos projetos nos quais estão envolvidos, e frequentemente articulam a participação e coexistência de várias áreas de outra pessoa, estimulando o pensamento em conjunto e a participação de todos no processo — como um navegador que sabe que, para se lançar em mares inóspitos e alcançar o porto seguro, é preciso haver harmonia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com