TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  23/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

LARISSA E. NEVES DA SILVA

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III

São Paulo

2020

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar

Trabalho realizado para a Universidade Paulista – UNIP seguindo todas as exigências e regras, para obter aprovação no bimestre do curso de Marketing.

São Paulo

2020

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Relatório final, apresentado a Universidade Paulista, como parte das exigências para a entrega do PIM VI.

Local, 03 de Outubro de 2020.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof. Ma. Daniela Menezes

Resumo

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III), refere-se ao projeto de pesquisa

realizado no segundo semestre do curso de Graduação Tecnológica em Marketing na Universidade Paulista - UNIP baseada na empresa Magazine Luiza. A intenção desta pesquisa é mostrar como são aplicados os conceitos de marketing na empresa, com base nos estudos das disciplinas de Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Estatística Aplicada. Sendo assim a melhor maneira para o aluno aplicar todo o conhecimento adquirido durante o semestre.

Palavras chaves: Magazine Luiza, Fundamentos de Marketing, Contabilidade, Estatística Aplicada, gráficos MagaLu.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................6

2 FUNDAMENTOS DE MARKETING..............................................................7

2.1 MERCADO.................................................................................................7

2.2PRODUTO - NÍVEIS DE PRODUTOS DO MAGAZINE LUIZA...................8

2.3 CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTOS...........................................................8

2.4 NÍVEIS DE SERVIÇOS..............................................................................8

2.5 ESTRÁTEGIAS DA MARCA......................................................................9

3 CONTABILIDADE.........................................................................................10

4 ESTATÍSTICA APLICADA............................................................................12

5 CONCLUSÃO...............................................................................................14

REFERÊNCIAS ...............................................................................................15

  1. INTRODUÇÃO

O projeto integrado multidisciplinar (PIM III) apresentará a empresa A Magazine Luiza da rede de varejistas brasileira, que foi fundada em 1957, na cidade de Franca, interior de São Paulo, por Eduardo Senpai e Allan Libório. A Magazine Luiza já possui mais de mil lojas espalhadas por todos o Brasil e possuem lojas fisicas em mais de 18 países, além das lojas virtuais. Essa é uma empresa que encara os seus funcionários como peças essenciais para o sucesso.

A companhia viveu uma grande expansão de seus negócios para outras cidades do interior de São Paulo, como Barretos e Igarapava, além de novas unidades em Franca. Esse período foi marcado também pelo ingresso de outros familiares no negócio, tornando possível esse crescimento. As operações de e-commerce da rede já ganhou 12 vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C.

Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora Luiza Trajano, aos 12 anos, já havia tido a experiência de trabalhar na companhia durante suas férias escolares, mas foi somente aos 18 anos que ela de fato ingressou na empresa da família. Luiza passou por todos os departamentos até assumir a superintendência da companhia.

O objetivo do trabalho é demonstrar atráves das pesquisas realizadas na empresa, todo o perfil organizacional da empresa, levantamentos financeiros e planejamento,  integrando as três disciplicas que vamos abranger: Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Estátistica Aplicada.

  1. FUNDAMENTOS DE MARKETING

 De acordo com Kotler (1998, pag.30) o Marketing é uma ciência que estuda o projeto da troca. O Marketing pode ser definido em dois, sendo o primeiro a Definição Social, que atende as necessidades das pessoas, por meio das ofertas de valor de produtos e serviços e a Definição Gerencial, que é o planejamento, o preço, a promoção e claro, a distribuíção de bens, ideias e serviços.

        

        Ainda de acordo com o Kotler e Armstrong: “Marketing é a gestão de relacionamentos lucrativos com o cliente. Os dois principais objetivos do marketing, são: Atrair novos clientes, prometendo valor superior e manter e cultivar os clientes atuais, entregando satisfação.” (KOTLER & ARMSTRONG, Princípios do marketing – 15ª Ed. 2014)

Desta forma podemos definir o marketing como o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles e desta forma capturamos valor em troca.

        Abaixo vemos as cinco etapas do processo de marketing:

[pic 1]

  1. MERCADO

Quando pensamos em mercado automaticamente associamos ao mercado físico, local onde são realizadas compras e vendas efetivamente, mas para o marketing, o mercado é um determinado grupo de compradores.

“O conceito de troca leva ao conceito de Mercado. Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específicos, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. Assim, o tamanho do mercado depende do número de pessoas que mostram a necessidade ou desejo, que têm recursos que interessam a outros e estão dispostos e em condição de oferecer esses recursos em troca do que desejam.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (375.2 Kb)   docx (429.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com