TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  2/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.829 Palavras (20 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

        

                       Curso de Marketing noturno 2

                  Natura

                 Projeto Integrado Multidisciplinar 3 e 4

                                                  Belém-Pa

                                          2021

  UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

RELATÓRIO PIM III e IV

BELÉM/2021

Nº.

NOME

MATRICULA

01

Kelvin Correia Pestana

UP21112166

02

Lilaine Osório

UP21123037

03

Milena Prado

UP21203053

04

Nedson Soares

UP21101588

05

Luzia  Beatriz Martins de Souza

UP21209261

06

David Cardoso da Silva

UP21208785

INTRODUÇÃO

Fundada em 1969, com uma fábrica em São Paulo pelo atual presidente Antônio Luiz  Seabra, a Natura, é uma empresa   brasileira que  atua no setor de cosméticos. Hoje está presente no Brasil, Venezuela, México, Peru, França, além de outros 63 países indiretamente.

Atualmente é a maior empresa do ramo de cosméticos do Brasil após comprar a Avon em 2020, tornando-se uma das maiores do mundo.

        

Sumário

1. Inteligência em Marketing ….. páginas 4 a 8

2. Estatísticas Aplicadas… páginas 8 a 14

3. Comunicação em Mídia … páginas 14 a 18

4. Dinâmica das Relações Interpessoais … páginas 18 a 22

5.Contabilidade.. páginas 22 a 27

6. Fundamentos de Marketing … páginas 27 a 29

Inteligência de Marketing: Pesquisa de Mercado

Natura Cosméticos

1.Conceitos e definições

A Natura é uma das empresas brasileiras que mais investem em pesquisas e desenvolvimento de produtos, com razão de criar e comercializar novas ideias para promover o bem estar das pessoas, com produtos únicos. Destaca-se ainda, o mercado de atuação da empresa, algumas estratégias utilizadas para conseguir a liderança de mercado no Brasil e especificamente relacionadas ao composto de Marketing, o chamado 4 Os (Produto, preço, praça e promoção).

Obviamente o marketing é o processo de pesquisas que são essenciais para as empresas, no caso da Natura, permite através da prática de mercado, aplicar diversas ferramentas mercadológicas importantes e que faz com que a empresa seja considerada um exemplo e destaque de sucesso empresarial.

  1. Pesquisa de Mercado: Marketing

Inserida no mercado de cosméticos, Natura que foi fundada em 1969, começou como uma pequena empresa em São Paulo, que produzia somente cosméticos destinados aos cuidados com a pele. Em meados dos anos 70 foi inserido o método de vendas diretas, uma aposta na força das relações.

Segundo Kotler (2000), marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com o outro, ou seja, o marketing pode ser entendido como processo de dinamização e intensificação das trocas entre pessoas e organização, com o objetivo de alcançar a satisfação reciproca entre consumidores e produtores.

Seguindo nessa direção entre as necessidades dos consumidores, a empresa inclui a pesquisa de mercado para contribuir no investimento do negócio e satisfação do público, gerando uma aproximação direta com os mesmos. Se importando com os acontecimentos atuais, na tecnologia, no cotidiano e principalmente, na natureza.

A pesquisa abrange todas as fachetarias, bebês, crianças, mulheres e homens, cacterizadas como uma pesquisa qualitativa-quantitativas:

  • Qualitativa, os dados são coletados através de perguntas abertas, questionário, entrevistas em grupos, individuais e em testes projetivos;
  • Quantitativa, os dados são adquiridos através de uns grandes números de entrevistas, onde contem análises estatísticas formais.

Com isso, é possível ter um perfil de consumidor, que produtos consomem e quanto, quando e aonde compram.

1.2 Processo de pesquisa

O questionário para a coleta de dados, determinou um número amostral de pessoas, a serem entrevistadas, identificou que atributos importantes impulsiona uma consumidora a comprar um produto, satisfação a qualidade, percepção da concorrência, fidelidade, reconhecimento, recordação entre outras. Existe uma página na internet com um formulário da pesquisa com um mecanismo de banco de dados.

Através de pesquisas a Natura procura desenvolver produtos visando atender as necessidades de seus consumidores, com qualidade, tecnologia inovadora, ingredientes naturais de fontes renováveis, embalagens reutilizáveis, consultoras bem treinadas e respeito pela diversidade do povo brasileiro.

  1. Tipologia de pesquisa

Através deste estudo, nota-se que a empresa está sempre implementando novas estratégias mercadológicas para conseguir se manter líder em inovações do mercado no setor de cosméticos do Brasil, utilizando várias estratégias, tais como:

  • Metodologia de vendas diferenciadas; vendas diretas por consultoria e o relacionamento direto com o consumidor.
  • A nova composição acionária que acomodou interesses divergentes.
  • O uso da internet como meio de relacionamento.
  • Investimento em pesquisas e desenvolvimento.
  • Produtos desenvolvidos através da flora brasileira, ganham destaque no mercado internacional.
  • O valor dos cosméticos é acessível a todas as classes sociais

Uma das premissas da organização (Natura, 2013) é a realização de politicas sustentáveis que fundamentam tomadas de decisões, buscando proporcionar o bem estar, investindo fortemente em tecnologia, o que permite uma excelente eficiência operacional.

Com base no que foi exposto, o gráfico mostra o que o consumidor de Natura associa a marca:

[pic 2]

  1. Considerações finais

Portanto, a pesquisa e o marketing são um processo de troca com o objetivo de interagir, conhecer e alcançar a satisfação dos clientes. A facilidade com o trabalho das consultoras em apresentar os produtos, fazem com que se vendam por si só, com o processo da “boca a boca”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (434.7 Kb)   docx (519.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com