TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É EMPREENDEDORISMO E EMPREENDEDOR?

Monografias: O QUE É EMPREENDEDORISMO E EMPREENDEDOR?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

A Idea de empreendedorismo está ligada a algo novo, criativo, inovador, em que o empreendedor enxerga, em certos nichos de mercado que ninguém dá valor a oportunidade de começar um novo negócio e conseguir alcançar a sua realização pessoal e social, todos os anos centenas de pequenas iniciam suas atividades no mercado brasileiro. O empreendedor monta seu novo negócio com características que englobam o empreendedorismo e o empreendedor.

Segundo Schumpeter (citado por SOUZA e GUIMARÃES, 2006, p. 9) “refere-se à essência do empreendedorismo como sendo a percepção e a exploração de novas oportunidades, no âmbito dos negócios, utilizando recursos disponíveis de maneira inovadora”.

Segundo Gimenez et al. (citado por SOUZA e GUIMARÃES, 2006, p. 10) empreendedorismo é “o estudo da criação e da administração de negócios novos, pequenos e familiares, e das características e problemas especiais dos empreendedores”

Há ainda, a outra definição sobre Empreendedorismo:

Empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar ideias por meio da aplicação da criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tornar aquilo que comumente chamarias de risco. (Accenture citado por BATISTINI, 2014).

É importante ressaltar que Empreendedorismo é o estudo voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências.

O empreendedor é aquele que desenvolve as habilidades e competências e tem a capacidade para abrir e gerir um novo negócio buscando o lucro.

Todo empreendedor apresenta certas características como: criatividade: capacidade de organização e planejamento: responsabilidade: capacidade de liderança: habilidade para trabalhar em equipe: gosto pela área em que atua: visão de futuro e coragem para assumir riscos: interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio: persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas): saber ouvir as pessoas e facilidade de comunicação e expressão.

Mas como surgiu o empreendedorismo e o empreendedor?

Empreendedor deriva da palavra francesa (entrepreneur) que significa aquela pessoa que assume riscos e começa algo novo.

Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).

No século XVIII finalmente os dois termos foram diferenciados empreendedor de capitalista, acredita-se que seja pela Revolução Industrial.

No final do século XIX e começo do século XX os empreendedores passaram a ser confundidos com administradores o que acontece até hoje, pois exercem as mesmas funções de dirigir um negócio.

Com a abertura da economia nos anos 1990 o empreendedorismo começou a ganhar força no Brasil. Com a abertura do mercado e a entrada de produtos importados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com