TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Controladoria

Artigos Científicos: O Que é Controladoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

A controladoria surgiu no início do século XX, a partir das novas necessidades degeração de informações para a tomada de decisão dos gestores das grandes corporações norteamericanas. Com o crescimento vertical, diversificado, e a internacionalização destasempresas, fez-se necessário um controle central de todos os negócios, relacionando assubsidiárias e/ou filiais com sua matriz. No Brasil, estima-se que a controladoria surgiu nadécada de sessenta, juntamente com a instalação das multinacionais norte-americanas no país. Mosimann e Fisch (1999, p.99) conceituam a controladoria como o “conjunto deprincípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração, Economia,Psicologia, Estatística e principalmente Contabilidade, que se ocupa com a gestão econômica das empresas com a finalidade de orientá-las para eficácia.” Ter comomissão otimizar resultados econômicos da empresa por meio da definição de um sistema de informações.baseado no modelo de gestão. Sendo assim, o papel da controladoria é assessorar os gestoresda empresa, mensurando as alternativas econômicas, além de integrar informações e reportálaspara facilitar a tomada de decisões.

2. PROCESSO DE GESTÃO NA CONTROLADORIA

O processo de gestão deve garantir o cumprimento das metas, objetivos e missãoda empresa, de maneira equilibrada e adaptável às mudanças. Ele deve ser: estruturado combase no processo decisório, contemplar o planejamento, execução e controle e ser suportadopor sistemas de informações. E partindo do princípio de que “administrar é fazer coisas através de pessoas”,do dito popular, tem-se a necessidade de enfocar tudo sob este aspecto. Como se deseja que as pessoas façam e produzam atividades, sob as quais se é linearmente responsável, precisa-se identificá-las e conhecê-las cada vez mais. Todo o propósito de identificar as pessoas, seu comportamento e suas crenças e valores, deve partir de um construtivismo do gestor, adaptado ao modelo gerencial de cada um. Uma série de aspectos são considerados pela abordagem humanística da administração, onde podemos perceber um modelo de gestão bastante próprio.

A Controladoria, enquanto área responsável por suprir as necessidades de informações dos gestores de uma organização, necessita de uma metodologia de trabalho que lhe permita desenvolver esta atividade da forma mais dinâmica e econômica possível para poder mensurar os dados contabeis e financeiro, interpretar as avaliações e os resultados e acompanhar a evolução dos planos traçados pela empresa. Nesse sentido, percebe-se que o Controller, que geralmente é o gestor dacontroladoria, tem papel fundamental na formulação e no controle do planejamentoestratégico da empresa, uma vez que ele fornece aos gestores os dados necessários dacompanhia e seu desempenho no setor possibilitando a análise das forças e fraquezas eauxiliando na formulação das estratégias de desenvolvimento.

A organização é um sistema social. A organização,definida como empresa, tem uma responsabilidade social muito grande. Quando cria-se uma

uma empresa, imediatamente estaremos interferindo em variáveisexternas extremamente sensíveis. Haverá disponibilização de empregos, interferir-se-á naconcorrência já instalada, no mercado dos produtos, mercadorias ou serviços que serãooferecidos. Isto e muito mais, como o recolhimento de impostos, o aumento da qualidade devida das pessoas na região, a mudança (talvez) dos hábitos dos consumidores locais, entreoutros fatores.

Por todos os aspectos citados, entre outros, a influência social deve ser

extremamente valorizada. E aí surge uma importância interna na empresa, a influência damotivação humana. Se trabalha-se com pessoas, precisamos motivá-las a fazer o melhor de simesmas, dada a responsabilidade social que estas têm. E a motivação por si mesma, trará, comfacilidade, maior alegria de viver e de participar desta mesma pessoa, aumentando até mesmosua própria qualidade de vida. A motivação é algo imprescindível a ser considerado eobservado na definição de um modelo de gestão a ser adota por um decisor. E talvez possa serum dos mais importantes aspectos para a garantia da sobrevivência das crenças e valores daorganização. Se não houver motivação, corre-se o risco de perder-se o sentido do trabalho, e arazão da existência do potencial humano. E isto tudo derivará de uma perspectiva mais ampla,da integração da liderança com a comunicação.

3. PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

A empresa, considerada como um sistema aberto e dinâmico e que se relaciona com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com