TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Pib

Artigos Científicos: O Que é Pib. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

O que é PIB?

PIB ou Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico de um país, independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras. Por bens e serviços finais compreende-se que não são consideradas as transações intermediárias. Toda a produção é medida a preços de mercado e o PIB pode ser calculado sob três aspectos, a saber:

(i) Pela ótica da produção, o PIB corresponde à soma dos valores agregados líquidos, ou seja, o valor da produção dos bens e serviços descontados os insumos utilizados para determinado fim, dos setores primário, secundário e terciário da economia, mais os impostos indiretos, mais a depreciação do capital, menos os subsídios governamentais.

(ii) Pela ótica da renda, o PIB é calculado a partir das remunerações pagas dentro do território econômico de um país, sob a forma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos; somam-se a isso os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital e, finalmente, subtraem-se os subsídios.

(iii) Pela ótica do dispêndio, resulta da soma dos gastos em consumo das unidades familiares e do governo, mais as variações de estoques, menos as importações de mercadorias e serviços e mais as exportações. Sob essa ótica, o PIB é também denominado Despesa Interna Bruta.

O PIB de uma maneira geral é a forma de mensurar a riqueza de um país, apesar de ser um indicador muito questionado, ainda possui seu caráter de referência na economia de um território, podendo ser o país, estado ou município.

O valor do Produto Interno Bruto pode ser denominado real ou nominal. Nominal se refere ao valor a preços correntes, ou seja, quando não é descontada a inflação. A variação do PIB nominal não permite uma análise do que de fato se alterou, podendo os preços dos bens ou a quantidade produzida. Por isso, que nessas análises se utiliza o conceito de PIB Real, quando a inflação é descontada, a variação do PIB real representa a alteração da quantidade de bens e serviços produzidos na economia.

O valor do Produto Interno Bruto quando é considerado pela ótica do dispêndio pode ser representada como nos manuais de macroeconomia:

PIB = C + I + G + (X – M)

Onde C é o consumo das famílias, I é o investimento das empresas (a soma formação bruta de capital fixo (FBKF) e a variação dos estoques) G é o valor do gasto do governo, X é a exportação e M a importação. Onde a fórmula X – M representa o saldo da balança comercial.

Alguns outros conceitos são derivados do PIB:

• PIL ou Produto Interno Líquido é o valor do PIB deduzido o valor das depreciações.

• PNB ou Produto Nacional Bruto é o valor do PIB descontado o valor da Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE).

• RLEE representa a diferença entre recursos enviados e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção.

• PIB per capta é o valor do PIB distribuído pelo total de habitantes de um determinado território.

O PIB per capta foi por muito tempo utilizado como parâmetro de comparação para perceber a distribuição de renda e qualidade econômica de um território, hoje indicadores diferentes são utilizados, como o Índice de Gini que mede a distribuição de renda, o IDH que é o Índice de Desenvolvimento Humano, entre outros propostos. As demais notações são análogas de forma resumida temos:

PIL = PIB – depreciação

PNL = PIL – RLEE

PNLcf = PNL – impostos indiretos + subsídios

RN = PNLcf – impostos direto + transferências

Onde RN é a Renda Nacional e “cf” representa que a variável está medida em custo de fatores, ao contrário dos demais que são medidos a preços de mercado.

Alguns profissionais apontam diversos problemas quanto à mensuração do PIB, podemos destacar alguns pontos:

1. Comparação entre países

Comparar o PIB de duas ou mais nações gera diversos conflitos, o primeiro deles relaciona-se com os agregados monetários e a mensuração em moedas domésticas. Países que utilizam moedas distintas causam complicações nas análises

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com